Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 20 de Maio de 2026


Judiciário Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025, 10:42 - A | A

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025, 10h:42 - A | A

Sem ônibus

Greve dos ônibus: TRT-MS eleva multa a R$ 100 mil contra sindicato por descumprir ordem

Decisão reforça obrigação de manter 70% da frota do transporte coletivo durante a greve em Campo Grande

Elaine Oliveira
Capital News

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT-MS) aumentou para R$ 100 mil a multa aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU-CG) por descumprimento de decisão judicial que determinava a manutenção de 70% do efetivo para garantir a operação do Consórcio Guaicurus. A paralisação do transporte coletivo entrou no segundo dia.

No despacho assinado na segunda-feira, o desembargador César Palumbo destacou que a categoria não cumpriu a determinação anterior, proferida no domingo, e iniciou a greve mesmo assim. “Tal conduta configura grave afronta à autoridade do Poder Judiciário, revela menosprezo consciente à ordem judicial e compromete a prestação de serviço público essencial, tornando manifesta a ineficácia da multa anteriormente fixada para compelir o cumprimento da obrigação”, afirmou.

O magistrado também ressaltou que o presidente do sindicato, Demétrio Freitas, pode ter cometido crime de desobediência. De acordo com o TRT-MS, a nova decisão foi comunicada à categoria por volta das 5h30 desta terça-feira.

• Saiba mais sobre a Greve dos ônibus

Uma audiência de conciliação está marcada para a tarde desta terça-feira, às 15 horas, com o objetivo de buscar uma solução para o impasse e garantir a retomada do serviço de transporte coletivo na Capital.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS