Campo Grande 00:00:00 Sábado, 30 de Agosto de 2025


Executivo Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023, 14:11 - A | A

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023, 14h:11 - A | A

Governo Federal

Ministra Cida Gonçalves lança programa “Brasil sem Misoginia”

Ação tem mais de 100 parcerias para o combate ao ódio e à violência contra mulheres

Rogério Vidmantas
Capital News

Claudio Kbene/PR

Janja Cida Gonçalves

Primeira-dama, Janja Lula da Silva, e da ministra das Mulheres, a sul-mato-grossense Cida Gonçalves

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (25), o programa “Brasil sem Misoginia”, que visa mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento ao ódio, aos feminicídios e à violência doméstica, moral e sexual contra as mulheres, além de estimular práticas de proteção, acolhimento e segurança. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e da ministra das Mulheres, a sul-mato-grossense Cida Gonçalves.

Coordenada pelo Ministério das Mulheres, o lançamento da ação teve a assinatura de mais de 100 acordos de cooperação entre Governo Federal, empresas e entidades. A iniciativa mobilizou governos locais, empresários, instituições de ensino, ONGs, torcidas organizadas, times de futebol, artistas, lideranças religiosas e sociedade civil para levar à população uma mensagem de enfrentamento ao feminicídio e à misoginia — termo que define o ódio e a repulsa contra as mulheres.

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, os acordos são muito importantes para avançar na luta que envolve o esforço de toda a sociedade brasileira. "A iniciativa segue a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como meta e objetivo construir a igualdade e acabar com o feminicídio e com a violência contra as mulheres em todo o território nacional. O Brasil sem Misoginia é um chamado para as autoridades e toda a sociedade sobre a urgência de enfrentarmos a misoginia em nosso país".

Cida Gonçalves também fez críticas à violência política sofrida por mulheres que ocupam cargos públicos. "Recebemos, diariamente, relatos de mulheres que estão sofrendo assédio e discriminação em seus ambientes de trabalho. São situações de misoginia que acontecem no parlamento brasileiro, quando as mulheres eleitas têm a sua atuação desqualificada pela violência política de gênero, ainda tão normalizada no Brasil", pontuou. "Não podemos mais aceitar que as mulheres continuem sendo mortas, discriminadas e silenciadas. Queremos um Brasil seguro, com igualdade de oportunidades e respeito para todas as mulheres", clamou.

Claudio Kbene/PR

Ministra Cida Gonçalves lança programa “Brasil sem Misoginia”

Brasília (DF), 25.10.2023 - O Ministério das Mulheres lança a iniciativa Brasil sem Misoginia. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal, da Caixa Econômica Federal e da ONU Mulheres

Luta Compartilhada

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, reforçou a importância de os homens também partilharem da luta contra a misoginia e terem voz ativa ao presenciarem injustiças e violências. "Eles têm que ser parceiros nessa caminhada, nessa marcha. Nós vamos falar, nós vamos falar muito alto, mas a gente também quer que os homens estejam com a gente nessa caminhada. Eles também precisam falar sobre isso", salientou.

Janja definiu como cansativo o processo de combate ao discurso de ódio às mulheres nas redes sociais, criticou a violência online e celebrou que grandes empresas de tecnologia também tenham assinado protocolos de cooperação contra a misoginia na internet. "Quando a gente fala de misoginia e ataques às mulheres, eu sei muito bem o que eu tenho sofrido nesses meses de governo com os ataques nas redes sociais, com a exposição do meu corpo, fotos falsas, agressões e tudo isso", relatou.

"Fico muito feliz que são duas mulheres representando o Google e o Facebook e a gente vai cobrar para que esses ataques nas redes sociais sejam criminalizados e essas contas sejam excluídas", finalizou.

Claudio Kbene/PR

Ministra Cida Gonçalves lança programa “Brasil sem Misoginia”

Brasília (DF), 25.10.2023 - O Ministério das Mulheres lança a iniciativa Brasil sem Misoginia. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal, da Caixa Econômica Federal e da ONU Mulheres

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS