Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025


Opinião Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 19h:15 - A | A

Opinião

Quando sucessão vira batalha: o que isso nos ensina sobre legado e governança?

Por Carlos Donzelli*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Recentemente, um caso emblemático reacendeu um debate que impacta todas as empresas familiares que transitam entre gerações com desafios silenciosos. Um empresário com décadas dedicadas ao seu negócio acusa os herdeiros de manipular documentos e contabilidade para subvalorizar o valor da empresa na hora da sucessão. Aquilo que deveria ser uma passagem de bastão estruturada se transformou em uma disputa judicial milionária e uma ruptura familiar com impacto público esmagador.

Aqui não cabe julgamento de quem está certo, nem mesmo acusações, pois um o processo como este vai muito além da questão financeira, mas cabem algumas reflexões.

A sucessão é um processo racional, permeado por emoções e sentimentos, mas que deve ser conduzido pelo líder da geração atual, com comunicação clara e transparente. Não pode ser deixada ao improviso ou ao contexto emocional do momento.

Uma eventual necessidade de avaliações financeiras precisa ser imparcial e técnica e baseada em critérios claros e objetivos. Governança, especialmente a atuação do Conselho, é essencial para evitar disputas legais, desgastes e perdas patrimoniais. Além de buscar manter o legado, é preciso ter o cuidado para garantir a equidade e o mínimo de desgaste familiar. Claro que o dano será inevitável, pois alguém sempre se sentira injustiçado, mas critérios claros e transparentes, precedidos de um processo técnico, mitiga eventuais riscos e questionamentos posteriores.

Se o legado é sólido, deve ser transmitido com estrutura e clareza, e não com suspeição e litígio.


*Carlos Donzelli
Head Family Office Magalu e conselheiro do Magalu

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS