Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025


Executivo Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 07:26 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 07h:26 - A | A

CONGEMAS

Governador Eduardo Riedel cobra políticas públicas sustentáveis no Mato Grosso do Sul

Evento reúne autoridades para fortalecer o SUAS e integrar ações sociais

Viviane Freitas
Capital News

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre Estado e municípios durante a abertura do 25º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), em Bonito. “Nosso desafio é garantir que o crescimento econômico chegue a todos. O Mato Grosso do Sul é próspero, mas ainda há pessoas à margem desse processo”, afirmou. Ele também cobrou políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis, além de mencionar o aumento dos repasses fundo a fundo desde 2022, embora ainda insuficientes. “Esse problema é de todos nós. Não adianta Estado e município apontarem responsabilidades uns aos outros. É uma luta coletiva”, disse, ao tratar da violência contra a mulher.

O evento, que começou nesta quarta-feira (28), também marca os 25 anos de atuação do CONGEMAS, fórum que tem como missão fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e promover a integração das políticas públicas sociais. A programação reúne gestores municipais, parlamentares, representantes do Ministério Público, conselhos de direitos e autoridades estaduais e federais, e segue até esta quinta-feira (29), em Bonito.

Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou o papel estratégico da assistência social no país. “Hoje, 94 milhões de brasileiros estão no Cadastro Único. Decidimos manter essa base permanente, mesmo quando há melhoria nas condições de vida, porque é fundamental compreender de forma integral as realidades sociais”, afirmou. Segundo ele, a assistência é muitas vezes a primeira porta de entrada para famílias em situação crítica, migrantes, idosos abandonados, crianças em risco, dependentes químicos e pessoas com transtornos mentais.

A secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, destacou o esforço conjunto entre União, estados e municípios para garantir a efetividade das políticas públicas. “O mais importante é que conseguimos estar aqui em posição colaborativa, e não adversarial. Sozinhos, ninguém consegue avançar”, disse. Ela também compartilhou experiências do programa Recomeço, que apoia mulheres vítimas de violência a reconstruírem suas vidas. O relato de uma beneficiária emocionou o público: “Agora eu tenho uma chance. Escolhi minha casa, meus móveis, e o Estado vai me ajudar nesse recomeço. Tenho quatro filhos, dois já estão no programa Jovem Aprendiz e eu consegui uma vaga na universidade. Vou reconstruir a minha vida”.

Com 25 anos de história, o CONGEMAS se consolidou como espaço de escuta, cooperação e construção coletiva de políticas públicas voltadas à população mais vulnerável. O encontro em Bonito reafirma o compromisso com o fortalecimento do SUAS, promovendo a articulação entre União, estados e municípios e garantindo mais dignidade, proteção e oportunidades a quem mais precisa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS