Campo Grande 00:00:00 Sábado, 13 de Setembro de 2025


Executivo Sábado, 13 de Setembro de 2025, 08:56 - A | A

Sábado, 13 de Setembro de 2025, 08h:56 - A | A

CONASIE 2025

Mato Grosso do Sul ganha destaque mundial por inovação na saúde pública

Estado é destacado pela Universidade de Córdoba como referência em políticas públicas de saúde integradas

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul recebeu reconhecimento internacional da Universidade de Córdoba, na Colômbia, pelo modelo pioneiro de Saúde Única, que integra as áreas de saúde humana, animal e ambiental. O convite para participar do 5º Congresso Nacional e 2º Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento (CONASIE 2025) reforça o papel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na implementação de políticas públicas inovadoras e intersetoriais.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou a evolução do modelo, que busca melhorar a qualidade de vida por meio da integração entre os diferentes setores de saúde. “A saúde animal e a preservação ambiental são essenciais para garantir uma saúde humana adequada,” afirmou, ressaltando que essa política está prevista no Plano Plurianual de Saúde 2024–2027, como uma das principais diretrizes do governo estadual.

A criação da Coordenadoria de Saúde Única (CSU), em 2023, fortaleceu ainda mais a integração entre as áreas de saúde humana, animal e ambiental. “A incorporação da Saúde Única à gestão da secretaria facilita decisões mais rápidas e eficientes, além de otimizar recursos,” explicou a secretária-adjunta.

Com a presença no evento, Mato Grosso do Sul se consolida como referência em saúde pública na América Latina. A coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, que participará como palestrante, afirmou: “Nossa meta é fortalecer a capacidade de resposta do estado e consolidá-lo como líder em políticas públicas inovadoras.” O vice-reitor da Universidade de Córdoba, Deivis Luján Rhenals, também destacou a importância do convite, que abre portas para novas parcerias entre os dois países.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS