Campo Grande 00:00:00 Sábado, 13 de Setembro de 2025


Executivo Sábado, 13 de Setembro de 2025, 08:41 - A | A

Sábado, 13 de Setembro de 2025, 08h:41 - A | A

Polo de Bioenergia

Usina Cedro é inaugurada e Mato Grosso do Sul se consolida como polo de Bioenergia

Governador Eduardo Riedel esteve na inauguração da Usina Cedro, instalada no distrito de Vila Raimundo, em Paranaíba

Viviane Freitas
Capital News

Álvaro Rezende/Secom

 Usina Cedro, inaugurada em Paranaíba pelo Governador Eduardo Riedel e Senadora Tereza Cristina

Usina Cedro foi inaugurada em Paranaíba com a presença do Governador Eduardo Riedel e Senadora Tereza Cristina entre outros políticos

O governador Eduardo Riedel (PP) participou da inauguração da Usina Cedro, instalada no distrito de Vila Raimundo, em Paranaíba. O evento realizado nesta sexta-feira (12), promovido pelo grupo Pedra Agroindustrial, teve início às 8h com uma solenidade que contou com a presença de diretores da empresa, autoridades políticas e lideranças regionais. A cerimônia aconteceu de descerramento da placa inaugural, seguida de uma visita técnica à planta industrial localizada no km 62 da BR-158.

A Usina Cedro é a quarta unidade do grupo Pedra Agroindustrial, que acumula 94 anos de experiência no setor sucroenergético. Com previsão de processar 614,2 mil toneladas de cana-de-açúcar na primeira safra, a unidade deve produzir 53,2 milhões de litros de etanol hidratado, o suficiente para abastecer cerca de 70 mil veículos populares por um ano. Além disso, a usina gerará 38,6 mil megawatts-hora de energia elétrica a partir da cogeração.

A inauguração marca a criação de aproximadamente 1,2 mil empregos diretos e indiretos em Paranaíba e região, com impacto imediato na arrecadação municipal e na infraestrutura local. A planta ocupa o local da antiga Usina Orbi Bioenergia, adquirida pela Pedra Agroindustrial em 2023. Parte da estrutura foi transferida e remontada de outra usina, a São Fernando, em Dourados.

Álvaro Rezende/Secom

 Usina Cedro, inaugurada em Paranaíba-MS

Usina Cedro teve início em 2022, a unidade gera cerca de 700 empregos diretos, em Paranaíba no Mato Grosso do Sul

A autorização de funcionamento da Usina Cedro foi concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 1º de agosto, após o cumprimento de todas as exigências legais, ambientais e de segurança. A unidade iniciou efetivamente suas operações em agosto, com o recebimento do primeiro caminhão carregado com 72,25 toneladas de cana, marcando o início da safra 2025/26.

Com a entrada em operação da Usina Cedro, Mato Grosso do Sul solidifica sua posição como um dos maiores polos nacionais de bioenergia. O estado conta atualmente com 22 usinas em funcionamento, além de cerca de 50 fornecedores de cana, que geram mais de 30 mil empregos em 40 municípios. Na última safra, a produção de etanol atingiu 4,2 bilhões de litros, consolidando MS como o quarto maior produtor do País.

Além da inauguração da usina, o governador Riedel participou de outra cerimônia na última sexta-feira na região do Bolsão, a 419 km de Campo Grande. O evento foi a inauguração da restauração do aeródromo de Cassilândia, que contou com um investimento de R$ 6,7 milhões. As melhorias no aeródromo, que incluem a pista de pouso e decolagem e o pátio de aeronaves, visam fortalecer a logística e o turismo da região, além de atrair investimentos privados.

A restauração do aeródromo faz parte do Plano Aeroviário Estadual, que prevê um investimento total de R$ 250 milhões para melhorias em aeroportos e aeródromos de municípios como Jardim, Naviraí, Camapuã, Paranaíba, Água Clara e Inocência.

Álvaro Rezende/Secom

Usina Cedro, inaugurada em Paranaíba pelo Governador Eduardo Riedel

A Usina Cedro é a quarta unidade do grupo Pedra Agroindustrial, que acumula 94 anos de experiência no setor sucroenergético

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS