O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) recebeu na última quarta (17) o Selo FAST-Infra, uma certificação internacional que atesta a conformidade com os padrões globais de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). O selo reconhece a qualidade e o compromisso do projeto com práticas responsáveis, o que facilita o acesso a investimentos voltados para a infraestrutura sustentável.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da certificação, afirmando: "Este é um projeto ambicioso e desafiador. Apresentamos uma proposta consistente, baseada em referências relevantes e alinhada ao modelo de gestão que estamos implementando, sustentado nos quatro pilares do Governo, que orientam todas as nossas ações nos municípios."
Eliane Detoni, secretária de Parcerias Estratégicas, ressaltou o impacto positivo do selo, comentando: "Esse selo reforça o compromisso do Mato Grosso do Sul com a agenda socioambiental e reconhece as boas práticas adotadas na estruturação da PPP do Hospital Regional." A certificação, segundo ela, também atrai investimentos estrangeiros ao abrir portas para novas emissões de debêntures e parcerias com a iniciativa privada.
Com o Selo FAST-Infra, o Hospital Regional de MS torna-se o primeiro projeto da área de saúde no Brasil e o quarto no país a conquistar a certificação. Além disso, é o segundo hospital no mundo a receber essa honra, ao lado do International Children's Cancer Research Centre, localizado em Gana.
O projeto da PPP do Hospital Regional foi cuidadosamente elaborado com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que acompanhou a estruturação do financiamento e a mitigação de riscos. Annette Bettina Killmer, representante do BID no Brasil, afirmou: "Cada aspecto desta iniciativa é inovador — seja na parte técnica, financeira, na economia circular ou na eficiência dos gastos em saúde. Este projeto já inspira outros estados e será um exemplo para o país."