Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025


Executivo Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 07:56 - A | A

Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 07h:56 - A | A

9ª unidade

Campo Grande ganha unidade com capacidade para 200 atendimentos diários

Novo posto no Shopping Norte Sul amplia capacidade e descentraliza atendimentos na Capital

Viviane Freita
Capital News

Campo Grande inaugurou nesta quarta-feira (30) sua 9ª unidade de atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O posto funciona no Shopping Norte Sul Plaza, na região do bairro Jóquei Club, que concentra cerca de 60% da população da Capital. Com isso, Mato Grosso do Sul passa a contar com 90 unidades, sendo 9 na Capital e 81 no interior.

A nova unidade faz parte da rede do Instituto de Identificação (II), vinculado à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCiMS) e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Inicialmente, o local terá cinco estações de atendimento, sete servidores e capacidade para 200 atendimentos diários, com agendamento prévio pelo site da Sejusp.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Freitas, a unidade “leva mais comodidade à população e reforça o compromisso do Estado com o direito à identidade civil e à cidadania”. Ele destacou ainda que o serviço representa um “avanço na descentralização dos serviços” e que a estrutura deve ser ampliada para até dez estações, dobrando a capacidade de atendimentos nos próximos meses.

Com a abertura do novo posto, a agenda estadual de setembro também foi iniciada, oferecendo 900 vagas diárias na Capital e 1.300 no interior. Vagas extras serão liberadas às sextas-feiras e casos urgentes podem ser tratados diretamente nos postos. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, reforçou que “a identidade civil é a porta de entrada para o exercício da cidadania” e afirmou que o governo busca oferecer um “serviço mais próximo, eficiente e digno”.

A CIN substitui o antigo RG, adota o CPF como número único e pode ser emitida em formato físico e digital, com a primeira via gratuita até 2033. Além de reduzir fraudes, o documento traz QR Code e código internacional MRZ, utilizado em passaportes, permitindo maior segurança e praticidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS