O governador Eduardo Riedel vai embarcar para uma missão oficial na Ásia entre os dias 4 e 16 de agosto, com o objetivo de atrair uma montadora de veículos e novos investimentos para Mato Grosso do Sul. A comitiva estadual visitará Índia, Japão e Singapura, com agendas voltadas a multinacionais, fundos soberanos e grandes grupos industriais. A missão é organizada em parceria com o Lide Global.
Entre os principais alvos da viagem está a Mahindra, montadora indiana de veículos e máquinas agrícolas. O governo estadual espera viabilizar a instalação de uma unidade da empresa em MS, fortalecendo o setor automotivo. “Queremos mostrar que o Estado é estável, estratégico e preparado para receber negócios”, destacou Riedel.
O roteiro da missão inclui compromissos com empresas dos setores farmacêutico, alimentício, de energia e logística. No Japão, Riedel participará da Expo Osaka 2025 e se reunirá com representantes da Keidanren, Mitsui e Sumitomo. Em Singapura, os encontros serão com autoridades do comércio e fundos como o Temasek e o GIC.
A proposta do governo é destacar a nova fase de industrialização do Estado. “Estamos consolidando uma matriz econômica mais diversificada e com alto valor agregado”, afirmou Jaime Verruck, secretário da Semadesc. A estimativa é de que MS receba R$ 105 bilhões em investimentos nos próximos três anos.
Além de indústrias, a missão também busca apresentar o projeto da Rota Bioceânica, corredor logístico que ligará Mato Grosso do Sul ao Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile. Segundo a Semadesc, a nova rota pode reduzir em até 30% os custos logísticos para exportações ao mercado asiático.
Outro destaque da missão é a meta de tornar o Estado carbono neutro até 2030. O governo pretende mostrar que MS está comprometido com a sustentabilidade e preparado para liderar uma economia limpa e tecnológica, atraindo assim novos parceiros internacionais.