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Rota Bioceânica

Ponte em Porto Murtinho deve ficar pronta até agosto de 2026

Estrutura é estratégica para conectar Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico e reduzir custos logísticos

Viviane Freitas
Capital News

A Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com 75% das obras concluídas. Com investimentos bilionários, Mato Grosso do Sul se prepara para se tornar um dos principais eixos de escoamento do agro no país pela Rota Bioceânica.

A previsão de entrega da estrutura principal é para o segundo semestre de 2026, conforme apresentado nesta quinta-feira (31), durante a 10ª Reunião da Comissão Mista da Ponte Bioceânica, realizada no município sul-mato-grossense.

Na ocasião, o secretário de Estado da Semadesc, Jaime Verruck, destacou o bom andamento dos trabalhos. “Nós estamos, hoje, com 75% das obras concluídas. A previsão é que em agosto de 2026 tenhamos o término da obra da ponte. O cronograma tem corrido normalmente, o que é muito importante.” Ele também informou que a construção do lado paraguaio ainda não começou, mas segue com prazo alinhado ao do Brasil.

Rota Bioceânica

Obras da Ponte Bioceânica avançam com frentes em ritmo contínuo

 Ponte Internacional da Rota Bioceânica, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai

As obras de acesso à ponte, que abrangem 13 quilômetros no território brasileiro e incluem quatro pontes intermediárias — uma delas com quase 700 metros devido a uma área alagada — estão 17% concluídas. A entrega deste trecho está prevista para o fim de 2025. No total, o Governo Federal investiu R$ 472 milhões na BR-267, enquanto o Governo do Estado aplicou R$ 40,6 milhões em obras em Porto Murtinho.

Durante a reunião, foi discutida também a implantação da infraestrutura alfandegária nos dois lados da fronteira. A Receita Federal estima um fluxo inicial de 250 caminhões por dia na rota. “Foi discutido o acordo alfandegário e a necessidade de que, nas próximas três semanas, o governo paraguaio apresente suas demandas, para que o Brasil possa elaborar o projeto do Centro Integrado de Alfândega”, explicou Verruck.

Além do potencial econômico, há preocupação com a segurança. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já identificou Porto Murtinho como possível novo ponto na rota do tráfico internacional de drogas. “Mesmo sem a ponte pronta, quase duas toneladas de entorpecentes já foram apreendidas na região”, segundo relatório da PRF. A Rota Bioceânica, com mais de 2.400 km, promete reduzir em até 30% os custos logísticos e em 15 dias o tempo de transporte entre países do Mercosul e a Ásia.

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