A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva na manhã desta quarta-feira (8), durante a “Operação Nacional Proteção Integral III”, deflagrada em todo o país para combater crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet.
A ação ocorre simultaneamente em 16 estados brasileiros e tem como foco identificar e prender criminosos envolvidos em redes de exploração sexual infantojuvenil. Ao todo, a operação cumpre 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, resultando, até o momento, em 37 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas.
Cerca de 617 policiais federais e 273 policiais civis participam da operação em todo o território nacional.
Terceira fase da operação
Esta é a terceira edição da “Operação Proteção Integral”, que já teve fases deflagradas em março e maio deste ano. Segundo a PF, somente em 2025 já foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de condenados por crimes sexuais, reforçando o compromisso da instituição na proteção de crianças e adolescentes e na punição de agressores.
Além da repressão, a Polícia Federal ressalta que a operação também busca alertar pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, a fim de prevenir casos de aliciamento e exploração sexual online.