A Petrobras abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz com 715 vagas distribuídas em 14 estados, incluindo quatro oportunidades em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. As inscrições começaram nesta segunda-feira (6) e vão até 12 de outubro, feitas gratuitamente pelo site oficial da empresa.
O programa oferece cursos de aprendizagem profissional básica e formações técnicas, como Técnico em Eletrotécnica e Operador de Suporte em Microcomputadores. São 39 turmas no país, com 26 voltadas para aprendizagem básica e 13 para cursos técnicos, em parceria com o Senai.
A duração do programa é de 21 meses, com jornada de trabalho de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais. O salário é equivalente ao salário mínimo, além de benefícios como vale-transporte, 13º salário, férias e depósito de FGTS para os aprendizes.
A Petrobras reserva vagas para grupos específicos, com 30% destinadas a pessoas negras, indígenas e quilombolas; 20% para pessoas com deficiência (PCDs); 15% para adolescentes que saíram de trabalho infantil; e 10% para jovens em acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.
Podem participar jovens entre 14 anos e 21 anos e 7 meses, sem limite de idade para candidatos PCDs. Além de Três Lagoas, o programa oferece vagas em várias cidades brasileiras, como Manaus, Fortaleza, Recife, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “O Jovem Aprendiz é uma chance de inclusão social e profissionalização para jovens em todo o país”, destaca a Petrobras.