Campo Grande 00:00:00 Domingo, 07 de Setembro de 2025


Meio Ambiente Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012, 09:00 - A | A

Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012, 09h:00 - A | A

PMA autuou 42 pescadores e apreendeu 800 quilos de pescado, diz tenente-coronel Matoso

Kátia Kuratone - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental), tenente-coronel Carlos Matoso Braga, informou hoje em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rádio Capital FM, que a fiscalização da operação Piracema, que até hoje, já foram autuados mais de 40 pescadores amadores e profissionais. “Até hoje, a PMA autuou 42 pescadores e apreendeu 800 quilos de pescado. Vale ressaltar que número está abaixo dos anos anteriores, onde já chegamos a apreender mais de dois mil quilos de pescado”, compara o comandante. A Piracema termina no dia 29 de fevereiro.

Ainda de acordo com Matoso, a atuação da PMA em pontos considerados estratégicos é fundamental para essa redução. “Estamos atuando em pontos estratégicos nos rios de Mato Grosso do Sul, mas algumas pessoas ainda insistem nesta ação de pesca predatória”, lamenta.

Outro ponto importante ressaltado pelo comandante da PMA é o trabalho de educação ambiental. “A educação ambiental, sem dúvida, tem melhorado muito. A PMA desenvolve um trabalho neste sentido que atinge 20 mil estudantes, que é voltado para a conscientização da preservação ambiental. Neste 15 anos, 200 mil alunos já passaram pelo centro de educação ambiental. Também temos vários órgãos públicos trabalhando para isso e o que resulta em uma população muito mais consciente, principalmente com relação as crianças”, acredita.

Além de proteger os rios do Estado, a PMA também tem entre as suas atribuições a fiscalização e o apoio nos focos de incêndios, que neste período de tempo quente, tendem a aumentar. “A PMA auxilia na fiscalização e apoio dos focos de incêndios. Hoje, por exemplo, estamos monitorando um na região do Pantanal, na divisa entre Brasil e Bolívia, onde quatro mil quilômetros quadrados foram atingidos. Fazemos o trabalho de acompanhamento para que o foco não se espalhe. Outra atribuição da PMA é com relação à responsabilidade de quem iniciou esse foco”, argumenta.

Durante o período de Carnaval, a fiscalização, principalmente nas regiões dos rios, irá aumentar. “Esse ano o Carnaval irá ocorrer dentro do período de piracema e por isso vamos reforçar a fiscalização, principalmente em cidades onde o número de turistas aumentam, como:Bonito, Jardim, Coxim, Corumbá e Porto Murtinho”, afirma. A PMA tem um efetivo de 360 policiais que atendem todo Estado.

Para finalizar o tenente-coronel deixa um recado importante aos pescadores sul-mato-grossenses. “É preciso que os pescadores, seja amador ou profissional, se oriente e respeite esse momento. A piracema é uma necessidade do peixe não é nenhum luxo”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS