Campo Grande 00:00:00 Domingo, 17 de Agosto de 2025


Meio Ambiente Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, 18:46 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, 18h:46 - A | A

Para especialista, Meio Ambiente ainda é fraco no discurso dos candidatos

Fernando Hassessian - (www.capitalnews.com.br)

Em um estado em que o agronegócio forma a base da economia, a repercussão da escolha de Marina Silva para encabeçar a candidatura à presidência em substituição a Eduardo Campos criou um debate em torno da ideologia da ex-senadora - que prega ideal ambientalista, em evidente conflito com propostas de Governo, afetando principalmente o discurso de Nelsinho Trad, que oficializou a aliança a Campos na época.

Os candidatos ao governo entendem a força do agronegócio, da produção familiar até os gigantes da agroindústria. Por outro lado, Mato Grosso do sul se destaca com algumas das mais importantes atrações de ecoturismo do Brasil e do mundo, com destaque para Bonito e Pantanal.

O Capital News conversou com André Luiz Siqueira, diretor-presidente da Ecoa Pantanal, um dos principais institutos de Mato Grosso do Sul que atuam na área ambiental. Na opinião de André, o meio ambiente ainda não recebe a devida importância no cenário político regional, ainda assim, segundo ele, “o Taquari, por exemplo, só se discute politicamente, e não tecnicamente”.

Sustentabilidade não desassocia o meio ambiente do desenvolvimento - Siqueira acompanhou toda a trajetória pública de Marina e, como ambientalista, se mostrou otimista ao citar os avanços na área quando ela foi ministra de Meio Ambiente no Governo Lula, de 2003 a 2008. Segundo André, não se pode pensar em uma dicotomia meio ambiente versus agropecuária. “Desde que se pratique o desenvolvimento sustentável, conduzido por estudos, não interfere no desenvolvimento e na economia”, explicou. “Até pelo contrário, a produção, quando baseada em estudos, favorecem o agronegócio, pois o bom uso do solo ajuda a tirar o melhor proveito”, finalizou.

O diretor disse que está sendo preparada uma carta aos candidatos ao Governo com solicitações direcionadas ao meio ambiente. “Será um documento aos candidatos, para que possamos expor a eles as necessidades ambientais do Estado, para que eles possam contribuir com o debate e incluir em suas propostas de governo”. A carta está sendo elaborara por um fórum que reúne as principais organizações do Estado, incluindo a Ecoa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS