Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Meio Ambiente Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008, 07:28 - A | A

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008, 07h:28 - A | A

‘Não há necessidade de devastar a Amazônia\', diz ministro

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, saiu em defesa da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva nesta quinta-feira (24), e afirmou que não há necessidade de desmatamento na Amazônia para aumentar a produção agrícola nacional.

“Não há necessidade de derrubar árvores na Amazônia para aumentar produção de soja e carne. Há muita área disponível fora da Amazônia”, disse Stephanes. “Estamos totalmente integrados no programa de redução do desmatamento”, completou. Stephanes disse que em gestões anteriores do Ministério da Agricultura havia algumas divergências com o Ministério do Meio Ambiente, mas que agora os órgãos trabalham em conjunto.

O ministro esteve presente na reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar medidas de contenção do desmatamento na Amazônia. Além de Marina Silva e Reinhold Stephanes, participaram da reunião os ministros da Justiça, Tarso Genro; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Defesa, Nelson Jobim; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; e do Desenvolvimento Agrário, Guilheme Cassel.

O presidente determinou aos ministros presentes que o desmatamento seja inferior a 11 mil km2, número registrado de agosto de 2006 a julho de 2007. Somente nos últimos seis meses, segundo projeções do governo, o desmatamento foi de 7 mil km2. Com as medidas anunciadas nesta quinta-feira (24), o governo espera reverter a tendência de aumento.

“Com as novas medidas dá tempo para fechar o período com uma redução do desmatamento”, disse o secretario executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. A ministra Marina Silva disse que o objetivo é que não haja um retrocesso. Desde 2003, vem caindo o desmatamento no Brasil. “Não queremos voltar à situação de falta de governança na Amazônia”, disse Marina.

Municípios que mais desmatam


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou uma série de medidas para conter o desmatamento na Amazônia, entre elas o bloqueio do financiamento para atividades que gerem desmatamento e o embargo de propriedades rurais nos 36 municípios com maior incidência de desmatamento.

O governo também divulgou uma lista dos 36 municípios responsáveis por metade do desmatamento na região Amazônica. Eles estão localizados na Amazônia, no Pará, no Mato Grosso e no Amazonas. Segundo Marina Silva, está proibido o desmatamento nestes municípios até que os proprietários rurais façam o recadastramento de suas propriedades.

De acordo com a ministra, o proprietário rural que não recadastrar sua propriedade não poderá adquirir empréstimos ou até mesmo vende-la. As empresas que compraram produtos agrícolas destes proprietários rurais serão considerados co-responsáveis pelo desmatamento e poderão ser punidos com sanções e multas até a suspensão de suas atividades comerciais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS