O Ministério do Turismo promoveu, na manhã desta sexta-feira (24), dentro da programação da Abav 2008 – Feira das Américas, a primeira reunião de planejamento, mobilização e organização do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil 2009. A coordenadora executiva do evento, Isabel Barnasque, entregou aos interlocutores de 18 órgãos estaduais de turismo o manual de orientações gerais para participação no evento. “Esse documento é um ponto de partida para a nossa preparação. Temos uma série de tarefas a cumprir e uma estrutura muito grande para fazer funcionar. Ter um planejamento conjunto será fundamental”, destacou Isabel. O 4º Salão do Turismo será realizado de 1º a 5 de julho de 2009, no Parque Anhembi, em São Paulo, e será lançado oficialmente no dia 27 de novembro de 2008, no Hotel Renaissance da capital paulista.
A coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, antecipou o calendário de preparação: em fevereiro, haverá a primeira ação da Rodada de Negócios do Salão do Turismo. Será realizada uma teleconferência onde serão discutidos os critérios para selecionar os empresários participantes. “Os empresários precisam estar cadastrados no MTur, mas este não será o único critério. O grupo empresarial que vai ao Salão será selecionado no início de março, e ao fim do mesmo mês já fará uma espécie de ‘rodada preparatória’ no 31º Encontro Comercial Braztoa”, contou. Atendendo a um dos objetivos do evento, promover a inclusão de novos participantes da cadeia produtiva no mercado turístico, haverá prioridade para o ingresso de produtos e empresas novas.
De acordo com Jurema, a seriedade do processo de planejamento que antecede a realização do evento dá a dimensão de sua importância: “o Salão evoluiu e continuará crescendo porque há um público consumidor cada vez mais interessado em comprar e vivenciar novos produtos turísticos”.
Para Eduardo Sanovicz, diretor da empresa organizadora do evento licitada pelo MTur, o Salão do Turismo é um terreno fértil para grandes ações do setor no país. Ele afirmou que a campanha de fortalecimento do mercado interno que será lançada pelo Ministério do Turismo está absolutamente conectada ao Salão. “O Salão do Turismo 2009 será o coroamento da campanha. O MTur quer alimentar a cadeia do turismo por meio do fortalecimento do mercado interno. E é isso que queremos: fazer com que o público final que está interessado em viajar, viaje”, disse.
A avaliação de Tânia Brizolla, diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT), é que “este é cada vez mais o ‘salão do turista’, o que nos induz a direcionar a nossa criatividade para fazer com que o turista viaje”, observou. Analisando as oportunidades do evento junto com os interlocutores estaduais, Tânia afirmou que o Salão é a ocasião apropriada para sensibilizar o turista que viaja nas férias de julho e feriados do segundo semestre de 2009. “O público vai até lá para programar o seu lazer. Com base nisso, cada macrorregião deverá traçar uma estratégia e estabelecer o seu foco de trabalho”, orientou.
Desafios - Segundo Ana Clévia Lima, Coordenadora Geral de Regionalização do MTur, a qualificação e a segmentação dos produtos comercializados estão entre os principais desafios da quarta edição do Salão. “Esse evento foi criado para dar qualidade à produção nacional. Agora é o momento para ajustar as pendências e se dedicar aos roteiros que serão apresentados, para projetar as vendas”, indicou. No 3º Salão do Turismo, realizado em junho de 2008, mais de 300 roteiros estiveram nas prateleiras da Área de Comercialização.
Ana Clévia também reafirmou aos interlocutores que, após o processo de discussão e atualização dos mapas de roteiros turísticos dos estados, será composto o novo Mapa da Regionalização do Turismo no Brasil, que deve ser lançado durante o Salão, na primeira semana de julho de 2009.
Características do evento - O Salão do Turismo, promovido pelo MTur, é um evento que vem amadurecendo no cenário do setor e já caminha para sua quarta edição. Em pouco tempo, a ação de âmbito nacional se consolidou como uma das principais estratégias de promoção e comercialização de destinos turísticos brasileiros para turistas da América Latina, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los de forma a alcançar os mercados nacional e internacional. Hoje é visto como vitrine de divulgação dos principais roteiros desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo.
Entre os objetivos do evento estão o fortalecimento do processo de regionalização do turismo no País e o estímulo à inserção dos produtos associados ao turismo – artesanato, gastronomia, manifestações artísticas e agroindústria familiar, entre outros, na estruturação dos roteiros turísticos. “O Salão também colabora para a institucionalização e ampliação da cooperação entre as unidades da Federação, regiões turísticas e os setores público e privado”, avalia Isabel Barnasque, coordenadora executiva do evento.
O público-alvo inclui gestores públicos, empreendedores de micro e pequenas empresas, profissionais do setor, operadores e agentes de turismo receptivo, imprensa, pesquisadores, sociedade civil organizada, professores de instituições de ensino superior de turismo e hotelaria, estudantes e visitantes em geral. A expectativa é receber aproximadamente 100 mil visitantes durante os cinco dias do 4º Salão do Turismo, quando estarão em funcionamento a Feira de Roteiros Turísticos, Vitrine Brasil, Área de Comercialização, Rodada de Negócios de Turismo Nacional e Núcleo de Conhecimento. (ASCOM)