A edição da Hora do Planeta de 2015 terá participação ativa da Capital Morena. Neste ano, a prefeitura programou um “apagão” em algumas praças e monumentos da cidade, conhecidos por suas referencias historias. Neste horário, exatamente as 20h30, também será realizado um passeio ciclístico e uma caminhada no Parque das Nações Indígenas.
A Hora do Planeta é o ato simbólico de apagar das luzes por sessenta minutos, das 20h30min às 21h30min, como forma de conscientizar a sociedade contra o aquecimento global. A iniciativa do World Wide Fund for Nature Brasil (WWF) tem como parceiros a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Os locais que foram escolhidos para participar do ato simbólico, apagando as luzes, foram: Praça das Araras, da Praça Pantaneira (Paço Municipal) e da Praça Epaminondas Alves Pereira (avenida Júlio de Castilho, Vila Alba), Obelisco, juntamente com o Monumento ao Índio e escultura Guerreiro Guaicuru, ambos pertencentes ao Parque das Nações Indígenas.
Já a caminhada e o passeio de ciclismo serão promovidos pelo Sesc Camillo Boni em parceria com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul. O Sesc será responsável por fazer o aquecimento das equipes durante a concentração, que acontecerá na Arena Maior do Parque das Nações Indígenas e ainda levará 20 bicicletas ecológicas, feitas de garrafa pet.
O percurso para o passeio ciclístico será de 10 quilômetros, dentro do Parque dos Poderes. Já a caminhada de 5 km será toda dentro do Parque das Nações. A ação é organizada pela FUNDESPORTES, WWF e Sesc, com apoio da Federação de Ciclismo, Clubes de pedaladas, grupos de corridas e Águas Guariroba.
A Rádio Blink fará a contagem regressiva para o apagão, chamando a atenção da população para a iniciativa e a importância da mitigação climática e sorteio de camisetas.
Hora do Planeta:
A Hora do Planeta dissemina, mundialmente, uma mensagem que não se pode mais ignorar, a de que os desafios climáticos são de tamanha seriedade que as mudanças em nosso modelo de desenvolvimento precisam acontecer em escala global, urgentemente.
Pelo sétimo ano consecutivo, a organização ambientalista WWF-Brasil promove a Hora do Planeta no país. No próximo sábado, milhares de cidades, empresas e pessoas irão apagar as luzes por sessenta minutos, na maior mobilização mundial para que os líderes globais adotem medidas para deter as mudanças climáticas.
A campanha começa com a adesão confirmada de quarenta cidades brasileiras, dentre elas Campo Grande. “A conservação do meio ambiente deixou de ser focada no bem-estar das gerações futuras, para ser uma grande questão da geração atual. Este ano, os efeitos da devastação, que já vêm nos atingindo há tempos, pode ser sentido de forma ainda mais contundente - e em vários pontos do mundo”, afirma a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecilia Wey de Brito.
Serviço:
Pedalada e Caminhada a Hora do Planeta
Horário: 19h30 Concentração
Local: Arena do Parque nas Nações Indígenas (local onde ocorrem os grandes shows)
Percurso: Bicicleta 10km e Caminhada 5km
Informações: 3311-4300

..
Foto: Divulgação