Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025


Meio Ambiente Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 17:28 - A | A

Quarta-feira, 25 de Março de 2009, 17h:28 - A | A

Dourados realiza 6ª Festa do Peixe

Da Redação

Está confirmado, Dourados irá realizar mais uma edição da “Festa do Peixe”, evento que se tornou tradicional no município. Como em todos os anos, a festa será durante a Semana Santa, de 7 a 12 de abril no Parque Antenor Martins - na região do Grande Flórida.

Como forma de valorizar e dar continuidade aos eventos culturais e populares e de fortalecer o calendário turístico do município, a prefeitura decidiu manter até mesmo o nome da festa que este ano deve receber mais investimentos para receber um público ainda maior.

A estimativa do setor de Turismo, da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio é de que cerca de 30 mil pessoas visitem a feira.

Para estes dias, estão programas várias atrações como a Feira do Peixe Vivo, com a comercialização de exemplares com preços mais acessíveis aos consumidores, comidas típicas, Festival de Pesca, shows artísticos e artesanato regional.

O município também irá realizar o Torneio de Pesca – competição que premia os pescadores que conseguirem fisgar os maiores exemplares.

Assim como a festa, o torneio acontece pelo sexto ano e é uma das atividades mais concorridas da feira. Segundo o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, a idéia é reunir as famílias no parque para uma boa pesca, um lazer diferente sem precisar sair da cidade.

Entidades filantrópicas cadastradas pelo município vão montar restaurantes no Parque Antenor Martins, com uma diversidade de pratos típicos para os visitantes.

Piscicultura

A Festa do Peixe é uma importante forma de valorizar à piscicultura, através do incentivo ao consumo de peixe, garantiu Maurício Peralta.

O secretário explicou que esta é uma região em que a água, a altitude e o clima são favoráveis para a atividade. O único fator que ainda “emperra” a expansão da piscicultura é a comercialização.

Peralta disse que atualmente a venda do pescado é feita somente para os pesqueiros e na Semana da Páscoa, o que limita a atividade e o manejo. “A comercialização tem que ser o ano todo, mas para isso é necessária a instalação de um frigorífico em Dourados. Uma estrutura que possibilite a geração de emprego na produção e a industrialização”, frisou.

Durante a 6ª Festa do Peixe, a prefeitura vai lançar a obra do Entreposto de Peixes de Dourados, com capacidade inicial de processamento de 5 toneladas/ dia.

O gerenciamento do novo empreendimento será em conjunto com o segmento, o que para Peralta, será fundamental para expandir a cadeia produtiva do peixe.

Os recursos para a obra já foram disponibilizados pelo Governo Federal por meio do Ministério da Pesca, são R$ 997 mil. O município também vai investir no projeto com o repasse de mais de R$ 300 mil. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS