Campo Grande 00:00:00 Domingo, 07 de Setembro de 2025


Meio Ambiente Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014, 13:43 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014, 13h:43 - A | A

Brigadistas testam materiais a serem usados contra incêndio

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar foi o palco nesta sexta-feira (1º) de uma demonstração técnica dos materiais adquiridos através do projeto de convênio “Defesa Civil protegendo o cerrado e o pantanal dos incêndios florestais”, desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de MS.

A finalidade do referido projeto é a formação de 450 brigadistas voluntários de Defesa Civil, que aprenderão as técnicas de combate a incêndio florestal nos municípios com maior incidência de focos de calor, para que posteriormente auxiliem os bombeiros nos trabalhos de extinção dos focos de incêndios.

O recrutamento dos alunos será feito em conjunto com os Sindicatos Rurais e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Após o preenchimento das vagas, serão ministrados os cursos pelos técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Estado através de seu Centro de Proteção Ambiental (CPA).

Os equipamentos adquiridos serão todos utilizados durante os cursos e posteriormente fortalecerão a estrutura da Coordenadoria Estadual que poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) em casos de grandes incêndios florestais.

Além da realização dos cursos, será feita ainda uma campanha educativa, através da entrega de folder, em que o teor será a consciência ambiental no tocante a não colocar fogo em terrenos e sobre queimadas sem autorização prévia dos órgãos competentes, técnicas de prevenção a incêndios florestais e os malefícios que a emissão de CO₂traz à saúde e ao planeta.

Para a execução do projeto, foram adquiridos diversos materiais que são utilizados no combate ao incêndio florestal, entre eles o kit móvel de combate a incêndios florestais composto de tanque flexível com capacidade de 700 litros, com bomba, mangote e esguicho de água, enxadas, machados, facões, equipamentos de proteção individual, caminhonete, rádios portáteis, entre outros.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS