Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Interior Sábado, 08 de Março de 2008, 09:06 - A | A

Sábado, 08 de Março de 2008, 09h:06 - A | A

Órgãos que fiscalizam qualidade do leite recebem treinamento da Anvisa na Capital

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove hoje (7), em Campo Grande, uma reunião de orientação com os órgãos públicos que atuam nas áreas de fiscalização e monitoramento da produção e comércio do leite em Mato Grosso do Sul. O objetivo é informar sobre o funcionamento e esclarecer como devem ser disponibilizados os dados das fiscalizações no Cequali -Centro Virtual de Controle da Qualidade do Leite.

O centro é uma rede de informações, criada a partir da descoberta de irregularidades em lotes de leite, ocorridas em novembro de 2007 em algumas cidades brasileiras. É uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura, Anvisa, Ministério Público e do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, para reunir os dados sobre controle da qualidade do produto que chega ao consumidor.

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária, a Anvisa pretende detalhar o Cequali e orientar como os órgãos que monitoram e fiscalizam o leite, desde a produção até a comercialização final, devem alimentar o sistema. Os dados passarão a ser disponibilizados em um portal de internet, dentro do site do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor/Ministério da Justiça.

Participam da reunião a gerente geral de Alimentos da Anvisa, Denise Rezende; a coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual, Cláudia Calderan Hoffmann, e técnicos; representantes da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro); Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS); Vigilância Sanitária de Campo Grande; Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); além de outras instituições convidadas, como o Procon, Ministério Público, conselhos estadual e nacional de secretários municipais de saúde, Escola de Saúde Pública e as três principais universidades do Estado (UFMS, UCDB e Uniderp). A reunião começa às 8h30, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Parque dos Poderes. (Informações do Governo de MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS