Nesta segunda-feira (20) Nova Andradina completa 52 anos desde sua fundação. O município, localizado no sudeste de Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros de Campo Grande, foi fundado em 20 de dezembro de 1958 e instalada oficialmente no dia 30 de abril do ano seguinte, em 1959, desmembrando-se da comarca de Rio Brilhante, município de Bataguassu.
Nesta segunda-feira, o governador André Puccinelli (PMDB), inaugurou o Hospital Regional. Prefeitos de toda a região do Vale do Ivinhema compareceram no evento.
Além de ser conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, cercada por várias cidades da região, sua localização faz-se estratégica na confluência de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, contribuindo para a expansão de sua economia, baseada no agronegócio.
A população de Nova Andradina está estimada em 45.599 habitantes e conta com mais de 32 mil eleitores, segundo dados deste ano, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com informações da Prefeitura, o município possui atualmente, 1.166 empresas dos mais variados segmentos. Já no setor da Administração Pública, mais de 1.550 servidores estão distribuídos nas oito secretárias municipais: Planejamento e Finanças, Educação, Cultura, Desporto e Lazer; Administração; Serviços Públicos; Infraestrutura; Cidadania e Assistência Social; Saúde e a de Tecnologia da Informação.
Nova Andradina é o oitavo município do Estado, conta hoje com uma área total de 4.776,10 km² e encontra-se a uma altitude de 380 metros. Seus principais rios são o Anhandui, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, Córregos Baile, Papagaio, Bernardo, Samambaia, além de possuir um Distrito, o de Nova Casa Verde.