Constatação é do novo levantamento da Locaweb, que, para compreender os principais usos do cloud computing nas companhias, ouviu 500 entrevistados pelo Brasil
Em meio ao crescimento do mercado de cloud computing e sua popularização no Brasil e no mundo, nos últimos anos, 66% dos profissionais ouvidos em um estudo viram suas companhias aumentarem os investimentos em ferramentas baseadas na nuvem — tecnologia que, de acordo com eles, já faz parte da rotina de 86% das companhias como lojas, escritórios e agências de comunicação.
É o que mostra o novo levantamento da Locaweb, que ouviu empreendedores e lideranças de diferentes áreas sobre o uso da nuvem no dia a dia, entre os usos mais comuns nas corporações, a relação com esses serviços no dia a dia e certas expectativas para os anos seguintes.
Nesse contexto de alta adesão aos serviços de computação em nuvem, de acordo com a maioria dos respondentes, infraestruturas de cloud já têm feito a diferença no dia a dia de suas equipes, seja no atendimento aos clientes, gestão dos dados ou acesso a sistemas. Para 35% deles, aliás, isso é o que tem garantido a estabilidade e performance de seus sites e lojas virtuais.
Principais descobertas do estudo:
• 86% das empresas consideradas recorrem a soluções em nuvem no dia a dia;
• 66% das organizações aumentaram os investimentos em cloud computing nos últimos anos;
• 76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud;
• Para 71% deles, habilidades em nuvem serão um grande diferencial nos próximos anos.
Soluções em nuvem, a aposta das empresas
Embora o termo cloud computing ainda pareça técnico ou distante para alguns profissionais, o estudo da Locaweb mostra que a nuvem já faz parte da rotina de muitas empresas. Ela está presente em tarefas como integração de sistemas, automação de processos, gestão de dados, atendimento ao cliente e outros.
Não por acaso, quando questionados sobre suas relações com a nuvem hoje, apenas 15% dos entrevistados disseram gerenciar ou fazer parte de companhias que ainda não recorrem a ela no dia a dia, por motivos que vão da falta de recursos à necessidade de orientações práticas, quando não uma equipe especializada para implementação.
É uma realidade distinta da dos demais ouvidos, que se dividem entre organizações cujas inúmeras frentes (como o acesso aos sistemas e atendimento aos clientes) já são suportadas pela nuvem (60%) ou aquelas que, ainda em fase inicial de implantação, investem no cloud apenas para enviar e receber e-mails, centralizar arquivos e compartilhar documentos (15%) — explorando apenas uma entre as diversas potencialidades de uma tecnologia tão robusta para diferentes negócios.
Mesmo nos casos onde seu uso ainda é mínimo, ao que tudo indica, a implementação de soluções que alavanquem os ambientes digitais nas companhias segue numa crescente.
Para se ter uma ideia, nos últimos anos, 66% dos entrevistados viram suas companhias migrarem ainda mais processos para a nuvem, seja para intensificar a proteção de dados e controle de acessos, rodar sistemas com mais velocidade ou diminuir custos com estrutura física.
Por outro lado, tão comuns quanto o interesse (e investimento) nessas tecnologias são, hoje, certas dores e desafios encontrados nas organizações, que muitas vezes impedem os decisores de seguir com a implementação.
O maior obstáculo para sua adoção nas empresas, de acordo com os ouvidos, diz respeito à insegurança quanto a certos custos, bem como os riscos das infraestruturas de cloud (33%). Já em determinados casos, o que mais costuma pesar é a falta de tempo ou equipe para implementação (21%), juntamente à falta de orientações práticas por parte dos provedores (29%).
São pontos importantes, analisa a Locaweb — e que podem ser resolvidos por meio de um acompanhamento estratégico e personalizado, suporte técnico especializado e orientação prática em todas as etapas da jornada para a nuvem.
Vantagem para as empresas, diferencial para os profissionais
Se serviços baseados em nuvem já têm se mostrado um pilar importante da inovação e transformação digital das empresas, como os profissionais ouvidos pela Locaweb enxergam o impacto de tais tecnologias nas organizações nos próximos anos?
Tendo em vista sua capacidade de aumentar a agilidade e reduzir custos, integrar bancos de dados com flexibilidade e segurança e, ainda, permitir o acesso a informações de qualquer lugar, 67% dos respondentes acreditam que, no futuro, as operações de todas as áreas inevitavelmente passarão pelo cloud — opinião ainda mais forte entre as lideranças e donos de empresas considerados no estudo (76%).
Para 35% dos entrevistados, aliás, em alguns anos, soluções em nuvem podem se tornar tão comuns quanto usar uma planilha hoje, dada sua penetração natural nas tarefas, projetos e decisões do dia a dia corporativo.
E não são só os produtos das empresas que se beneficiariam do cloud daqui para frente: nesse contexto de ampla migração não só no Brasil, 71% dos tomadores de decisão compartilharam crer que, em breve, o conhecimento em nuvem se reverterá em vantagens competitivas para quem o domina, permitindo que o profissional seja mais valorizado pelas organizações (51%) e melhor preparado para o futuro do trabalho (52%). Com a alta do setor, portanto, quem começar a se desenvolver agora ainda tem grandes chances de sair na frente.
Metodologia
Para compreender como profissionais e empresas têm usado soluções de cloud computing, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet — entre donos de empresas (11,2%), lideranças (21,6%), profissionais de Tech (21,8%), freelancers (13%) e pessoas de outras áreas (15,2%). O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 9 questões, que exploraram seus conhecimentos e contato com serviços em nuvem, os impactos no dia a dia de trabalho e projeções para o futuro do mercado em questão. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.
Sobre a Locaweb
Uma das primeiras empresas de hospedagem de sites do Brasil, a Locaweb, cuja sede se encontra em São Paulo, está à ativa no mercado de tecnologia há 27 anos. Por meio de serviços como registro de domínios, criação de e-mail profissional e soluções de computação na nuvem, a empresa, referência no segmento no Brasil e na América Latina, conta com uma base de mais de 280 mil clientes de diversas regiões. Desde 2022, integra a LWSA — ecossistema de soluções digitais para empresas de diferentes portes e níveis de desenvolvimento. Dentre os serviços estão plataforma de e-commerce, ERP, integração com marketplace, PDV, recorrência, geração de leads, crédito e logística, entre outros.