Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Interior Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009, 17:49 - A | A

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009, 17h:49 - A | A

Há 2 semanas sem médico, população de São Gabriel protesta

Da Redação - (ME) - (www.capitalnews.com.br)

Moradores do Fênix, segundo maior bairro de São Gabriel do Oeste, vivem dias de desespero na saúde. Mesmo após se reunirem com o secretário de saúde, Edenilson Carraro – Maninho (PSB), reivindicando médicos, há 15 dias, a região continua sem atendimento. Revoltados com a situação, os moradores se uniram para protestar por saúde em frente ao PSF (Posto de Saúde da Família) local nesta manhã.

Em frente ao Posto de Saúde do Fênix, dezenas de pessoas gritavam “queremos médicos”. No portão do prédio foi fixada uma faixa onde se lia “S.O.S. Necessitamos urgente de médico – saúde em primeiro lugar”. A reivindicação é pela falta de profissionais e antes, quando o médico estava atendendo, ele não cumpria o horário previsto, atendendo apenas 12 pessoas por dia. Os moradores precisavam ir para a fila à 1 hora da manhã para serem atendidos. O líder do movimento, Onorildo de Souza, falou ao iDEST que já foram tentados todos os passos. “O objetivo não é criticar o Executivo, mas como não foi atendido um direito básico do cidadão, que é a saúde, tivemos que nos mobilizar a ponto de vir aqui pedir providências urgentes.

“A questão é que o PSF ficar sem médico dificulta a vida de muitos moradores, o posto tem capacidade para atender 500 pessoas, o bairro tem mais de mil pessoas” afirmou Onorildo, segundo ele, a moradora Emilia Ercinia Farias dos Santos, 55 anos, está a 30 dias tentando ser atendida sem sucesso. Eu vou ao posto, como está sem médico pedem que eu vá para o hospital, lá pedem que eu retorne ao PSF do meu bairro. Não consegui dormir essa noite, de tão mal que estou, estou toda inchada (...) estou com o exame e não tem médico para olhar”, lamenta-se Emilia.

A gestante de três meses, Renata Batalha de Oliveira, 21 anos, está com a ultrasonografia em mãos e não consegue médico para analisar. Ela foi ao posto onde pediram que fosse ao Hospital, onde informaram que poderá demorar de dois a três meses para o atendimento. Já Celestino de Siqueira, 83 anos, precisou ir a Campo Grande levar a esposa, Cervina Felizarda Siqueira, 74 anos, que está com problemas de visão.

Ainda de acordo com Onorildo, que frisa que o objetivo não é criticar o Governo, ele até elogiou o trabalho na creche do bairro, mas a atenção à saúde precisa ser revista. “Saúde tem que ser prioridade, não estamos pedindo esmola, estamos reivindicando um direito nosso”. Ele contou que procurou o Maninho para expor o problema, mas nada foi feito, então mobilizou os moradores para pedir por médicos no bairro e maiores horários de atendimento.

Já Maninho, secretário de Saúde, rebateu dizendo que ninguém falou com ele reivindicando médicos no Fenix. “Tivemos uma reunião sobre a saúde nesta semana e ninguém comentou nada comigo”, afirmou o secretário.

Secretaria de saúde anuncia 2 médicos a partir de segunda-feira

A secretaria de Saúde de São Gabriel anunciou, logo após a mobilização, que a partir da próxima segunda-feira (21), o PSF do Fênix passará a contar com dois médicos para o atendimento à população. A Prefeitura acaba de fechar contrato com o médico João Baptista Barbosa Souza, que reforçará o atendimento ao lado do médico Ricardo de Melo Menezes, que voltará também na próxima segunda, após licença clínica.

João Baptista atenderá em dois postos de saúde, pela manhã e as terças e quintas-feiras à tarde, fará expediente no PSF ao lado da Agência dos Correios. Nas segundas, quartas e sextas-feiras à tarde, atenderá a população do Fênix, que já conta com o atendimento do Dr. Ricardo todas as manhãs, das 7 horas às 13 horas.

“Agradecemos a compreensão da população do bairro, que ficou 15 dias sem médico, e também aos pacientes do PSF ao lado dos Correios. Agora todos os postos de saúde estarão em plena atividade, com as equipes completas”, afirmou o secretário de Saúde, Edenilsom Carraro – Maninho.(Fonte: Idest)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS