A greve dos 8 mil operários que trabalham na construção da Indústria Eldorado, em Três Lagoas, pode chegar ao fim ainda esta semana. Através de uma mesa redonda a ser realizada hoje (30), a partir das 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Três Lagoas (Sintricom).
Todos os envolvidos foram convidados para participarem da reunião. A Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/TEM), os representantes da empresa, e de algumas contratadas para a execução da obra, a Força Sindical e lideranças do Sindicato.
“Esperamos que a outra parte interessada em resolver o problema da paralisação compareça, para chegarmos a um acordo sobre as reivindicações dos trabalhadores”, comentou o presidente da Força Sindical Regional de Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima.
O representante da Força Sindical Nacional, Luis Carlos de Oliveira, também participa do encontro. Ele está em Mato Grosso do Sul desde a semana passada, procurando ajudar a resolver o impasse. Além de Oliveira, o presidente do Sintricom, Agnuimar Luiz de Souza, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada, Antônio Luiz de Oliveira, também vão estar na reunião.
Reivindicações
Segundo o Agnuimar, dentre as reclamações dos trabalhadores estão o péssimo serviço de transporte dos funcionários para as refeições, alimentação de baixa qualidade e de condições higiênicas duvidosas, alojamentos em condições sub-humanas, não pagamento regular de salários, não pagamento de hora “in etinere”, além de estar abaixo do combinado, entre outros direitos trabalhistas.