Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Interior Terça-feira, 18 de Novembro de 2008, 17:47 - A | A

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008, 17h:47 - A | A

Exército fecha fronteiras de MS durante \"Operação Cadeado\"

Da redação (LM)

O Exército brasileiro iniciou a Operação Cadeado nas primeiras horas desta terça-feira nas fronteiras de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A operação, visa combater crimes e delitos transfronteiriços e ambientais. Da região de Dourados, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada "Brigada Guaicurus", mobilizou mais de 1 mil homens, que estão localizados em pontos estratégicos móveis nas regiões de Corumbá, Dourados e Cuiabá.

De acordo com o major Costa Bastos, da 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada, a operação acontece pelo menos 4 vezes por ano. Esta é a quarta etapa. A primeira mobilização aconteceu em março e a segunda em junho, quando foram apreendidos milhares de produtos contrabandeados, além de 80 quilos de cocaína e 60 quilos de maconha. A terceira operação aconteceu em julho. Na ocasião o exército apreendeu drogas e produtos contrabandeados. Todas as ações são amparadas pela lei complementar nº 117, de 18 de setembro de 2004.

Mais de 80 veículos entre carros blindados, tanques de guerra e dois helicópteros auxiliam nos trabalhos. Em caso de irregularidades, os militares poderão evocar o poder de polícia. Todas as estradas, principais e secundárias serão fiscalizadas de forma aleatória.

Estão sendo executadas ações com os apoios do Departamento de Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria da Receita Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis e de órgãos de segurança pública de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, totalizando cerca de 2.300 km.

Participam da operação as unidades orgânicas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada: 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Bela Vista), 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Ponta Porã), 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Amambai), 20º Regimento de Cavalaria Blindado (Campo Grande), 9º Grupo de Artilharia de Campanha (Nioaque) e 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada. Todas as atividades são coordenadas pelo Comando Militar do Oeste. (Dourados Agora)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS