Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 28 de Outubro de 2025


Eventos Sábado, 28 de Março de 2009, 07:55 - A | A

Sábado, 28 de Março de 2009, 07h:55 - A | A

Plaenge participa do Hora do Planeta apagando luzes da Central de Decorados

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Um dos pontos iluminados nos altos da avenida Afonso Pena, a Central de Apartamentos Decorados da construtora Plaenge, ficará às escuras na noite neste sábado, dia 28, no período das 19h30min às 20h30min. A iniciativa faz parte do movimento Hora do Planeta, um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no país, pela primeira vez, pelo WWF-Brasil O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental envolvendo crianças, jovens e adultos.

Como quarto maior emissor de gases de efeito estufa devido às queimadas e o desmatamento, principalmente na Amazônia, o Brasil terá a adesão de 15 estados, entre eles Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a cidade se mobiliza por meio do poder público e de parcerias com a iniciativa privada que participa e incentiva seus funcionários a aderirem ao movimento.

Além da Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, na avenida Afonso Pena, outros pontos de Campo Grande ficarão no escuro neste sábado: Esporte Clube Comercial praça Esportiva Belmar Fidalgo e Praça do Rádio, parques Airton Senna, Jacques da Luz, Elias Gadia, Tarsila do Amaral, Sóter, Guanandizão, Central de Atendimento ao Cidadão e Câmara Municipal de Campo Grande. Na sexta-feira, diversas universidades e escolas participam do movimento de forma antecipada do movimento.

Em 2009, a Hora do Planeta pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta. Realizado pela primeira vez em 2007, o ato contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

A importância da mobilização - A Hora do Planeta chama a atenção principalmente para o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, que tem como um dos seus efeitos o aquecimento global. Todos os meios começam a ser utilizados para divulgar as causas, conseqüências e desafios para estabilizar o aumento médio da temperatura global em 2oC.

Mudanças climáticas são um fenômeno constante e sempre ocorreu no planeta. A diferença é que, agora, há um aumento de concentração dos gases de efeito estufa – como o CO2 – na atmosfera, sendo que o aumento desses gases é provocado pela ação do homem. Todos os cidadãos podem participar do movimento Hora do Planeta apagando as luzes de suas residências no horário das 19h30min às 20h30min.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS