Um dos pontos iluminados nos altos da avenida Afonso Pena, a Central de Apartamentos Decorados da construtora Plaenge, ficará às escuras na noite neste sábado, dia 28, no período das 19h30min às 20h30min. A iniciativa faz parte do movimento Hora do Planeta, um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no país, pela primeira vez, pelo WWF-Brasil O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental envolvendo crianças, jovens e adultos.
Como quarto maior emissor de gases de efeito estufa devido às queimadas e o desmatamento, principalmente na Amazônia, o Brasil terá a adesão de 15 estados, entre eles Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a cidade se mobiliza por meio do poder público e de parcerias com a iniciativa privada que participa e incentiva seus funcionários a aderirem ao movimento.
Além da Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, na avenida Afonso Pena, outros pontos de Campo Grande ficarão no escuro neste sábado: Esporte Clube Comercial praça Esportiva Belmar Fidalgo e Praça do Rádio, parques Airton Senna, Jacques da Luz, Elias Gadia, Tarsila do Amaral, Sóter, Guanandizão, Central de Atendimento ao Cidadão e Câmara Municipal de Campo Grande. Na sexta-feira, diversas universidades e escolas participam do movimento de forma antecipada do movimento.
Em 2009, a Hora do Planeta pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta. Realizado pela primeira vez em 2007, o ato contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.
A importância da mobilização - A Hora do Planeta chama a atenção principalmente para o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, que tem como um dos seus efeitos o aquecimento global. Todos os meios começam a ser utilizados para divulgar as causas, conseqüências e desafios para estabilizar o aumento médio da temperatura global em 2oC.
Mudanças climáticas são um fenômeno constante e sempre ocorreu no planeta. A diferença é que, agora, há um aumento de concentração dos gases de efeito estufa – como o CO2 – na atmosfera, sendo que o aumento desses gases é provocado pela ação do homem. Todos os cidadãos podem participar do movimento Hora do Planeta apagando as luzes de suas residências no horário das 19h30min às 20h30min.


