Há duas semanas, cerca de 600 crianças foram à seleção de garotos que poderiam entrar para o clube do Internacional de Porto Alegre, realizada no estádio Morenão, em Campo Grande. Aproveitando o evento, na sessão desta quinta-feira, 12, da Câmara da Capital, o vereador Herculano Borges (PSC) aproveitou para alertar aos pais dos meninos sobre possíveis fraudes.
Como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Herculano utilizou tempo da “palavra livre” para denunciar supostas irregularidades nas peneiradas e sugeriu que um projeto de lei seja feito pela Casa para regular a realização das ditas seleções.
Segundo Herculano, clube brasileiros sérios não cobram para fazer as peneiradas e, nas ocasiões em que pessoas chegam à Capital para eventos do tipo, teriam cobrado até R$ 20,00.
Herculano ressaltou a importância de um projeto de lei.“Nós, como parlamentares, temos o dever de proteger esses jovens, ou seja, temos que cobrar mais autenticidade dessas pessoas que fazem as peneiras.”
Os vereadores Carlão (PSB), Magali Picarelli (PMDB), Mario Cesar (PPS) e Paulo Pedra (PDT) defenderam a proposta de criar uma lei específica para impor limites aos organizadores. Citaram que a Funesp (Fundação Municipal de Esportes) fosse responsável pela fiscalização e verificação de autenticidade dos olheiros [profissionais que escolhem os melhores futuros jogadores].
Foi defendida também pelos parlamentares, a proibição de cobrança de taxas de inscrição.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)