Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025


Esporte Sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 07:44 - A | A

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 07h:44 - A | A

Torcedores do Corumbaense esperam que o time jogue a Série B

Da Redação - (www.capitalnews.com.br)

O Corumbaense já completou 100 anos de história em 2014, mas em vez de celebrar a data festiva, o clube se vê às voltas com uma dívida estimada em R$ 180 mil e uma crise que se arrasta desde abril do ano passado, quando a equipe caiu para a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense e o presidente Antônio dos Santos Ricco renunciou ao cargo.

O Carijó da Avenida tem sido conduzido por uma comissão de sócios, que buscam alternativas para recolocar o clube no caminho das vitórias. Enquanto a direção permanece indefinida, pairam dúvidas sobre o futuro do time profissional se vai ou não jogar a Série B deste ano.

A trajetória do alvinegro de Corumbá no futebol é marcada por altos e baixos. O clube teve sua melhor fase na década de 1980, época em que conquistou o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 1984 e participou dos Campeonatos Brasileiros de 1981 (Taça de Bronze - 3ª divisão), 1985 (1ª divisão) e 1987 (Módulo Azul da Copa União). O clube chegou a figurar na 146ª colocação do antigo Ranking Nacional de Clubes da CBF. Entretanto, apesar da relativa projeção alcançada nos gramados, em 1997 o clube desativou o departamento de futebol e se afastou das competições por quase uma década.

O retorno às atividades se deu em 2005, e logo no ano seguinte o Carijó conquistaria o título da Série B do campeonato estadual. A permanência na elite durou até 2011, ano em que foi rebaixado. Mesmo tendo conseguido o acesso em 2012, o clube fracassou outra vez ao tentar ficar entre os grandes do estadual em 2013.

Ainda não é possível afirmar se o único representante de Corumbá no futebol profissional vai continuar fazendo a alegria do torcedor local nos próximos anos conforme apurou o site Gazeta MS.

1984: 'duas vezes' campeão

Atualmente com 54 anos, o ex-atacante Amaurício dos Santos Gonçalves escreveu seu nome na história do Corumbaense ao marcar o gol do título estadual de 1984 - conquista de maior expressão do alvinegro até hoje. Conhecido pela torcida como Negão, ele lembra que a decisão daquele campeonato foi parar nos tribunais. A equipe precisou disputar uma nova final no ano seguinte, contra outro adversário.

Jogamos contra o Operário de Campo Grande e tive a felicidade de marcar o gol da final. Só que o Clube Atlético Douradense (CAD) entrou com recurso, não entendi bem como foi. Acho que eles queriam revisão de pontos do quadrangular, e acabaram anulando a final. Em julho de 1985 nós fizemos a final contra o CAD, e eu marquei um gol no jogo de ida e outro no jogo de volta. Apenas confirmamos a nossa conquista, tanto que o troféu já estava com a gente - conta o artilheiro daquela edição, com 6 gols marcados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS