A Série D do Campeonato Brasileiro 2025 chega ao seu capítulo decisivo. A partir deste sábado (27), Santa Cruz-PE e Barra-SC começam a disputa pelo título nacional em uma final marcada pelo encontro entre a tradição centenária de um dos clubes mais populares do Nordeste e a ousadia de um jovem time catarinense que vive sua melhor fase desde a fundação.
Primeira partida em Pernambuco
O jogo de ida acontece às 16h (horário de MS), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O Santa Cruz anunciou a venda antecipada de mais de 43 mil ingressos e terá o estádio com capacidade máxima de 45.500 lugares liberados para sua torcida. A expectativa é de um ambiente de festa pela torcida Coral
e pressão para tentar largar na frente.
O duelo de volta está marcado para o dia 4 de outubro, na moderna Arena Barra FC, em Itajaí (SC), com capacidade para 5.500 torcedores — um contraste de dimensões em relação ao palco do primeiro jogo, mas que promete ser decisivo para a definição do campeão.
Tradição coral
Fundado em 1914, o Santa Cruz soma 48 títulos oficiais e é dono de uma das torcidas mais apaixonadas do país. Apesar da grandeza, o clube que foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série C em 2013. A Cobra Coral busca encerrar um jejum que já dura nove anos sem títulos expressivos — o último foi a Copa do Nordeste de 2016. A Série D, inclusive, é uma taça inédita em sua galeria: a melhor campanha até aqui foi o vice de 2011.
Divulgação Santa Cruz

Santa Cruz terminou a sua preparação para a grande final do Brasileirão da Série D na Arena Pernambuco
A novidade catarinense
Do outro lado está o Barra, clube fundado em 2013, que fez história nesta edição da Série D ao alcançar sua primeira final nacional. O time catarinense tem a melhor campanha da competição, com 14 vitórias, além de ostentar a terceira maior sequência invicta do futebol brasileiro em 2025. Já garantido na Série C, o Pescador sonha em coroar a temporada com o primeiro título nacional de sua curta trajetória.
O que está em jogo
Se o Santa Cruz aposta em sua tradição e na força da massa coral para tentar voltar a erguer uma nova taça Nacional, o Barra joga com o embalo da campanha quase perfeita para escrever o capítulo mais importante de sua história.
Os dois jogos terão transmissão exclusiva do canal Metrópoles no YouTube. Em caso de empate no placar agregado, o campeão será decidido nos pênaltis.