Campo Grande 00:00:00 Sábado, 02 de Agosto de 2025


Esporte Terça-feira, 13 de Outubro de 2009, 14:42 - A | A

Terça-feira, 13 de Outubro de 2009, 14h:42 - A | A

SindJor emite nota contra CBF, que barrou sites

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) emitiu nota cobrando explicações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação a restrição da cobertura de sites locais no jogo entre o Brasil e a Venezuela, partida que será disputada amanhã em Campo Grande, no Estádio Morenão, e é válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

De acordo com a coordenação da CBF, sites nacionais tiveram prioridade em relação aos sites de notícias com sede no Estado, mesmo com os veículos realizando todos os procedimentos de credenciamento antecipado pelo site da entidade. Na tarde desta segunda-feira, 12, os portões do estádio Morenão foram abertos após o pedido da comissão técnica para que os torcedores pudessem acompanhar o treino da seleção brasileira. Cerca de 4 mil pessoas compareceram ao treino dos jogadores que enfrentam a seleção da Venezuela amanhã, a partir das 18h.

Confira a nota do SindJor-MS na íntegra

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS) vem a público solicitar esclarecimentos sobre as acusações de impedimento à cobertura jornalística de veículos de imprensa de Campo Grande, entre eles, da mídia digital (sites) que recaem sobre a assessoria de comunicação da CBF. Segundo queixa de vários profissionais, o acompanhamento do treino da seleção brasileira na capital foi impedido por este setor, prática que não condiz em nada com o espírito democrático do país, a liberdade de imprensa e a grandeza do futebol brasileiro.

É importante mencionar que graças ao jornalismo local, a população de Campo Grande se mantém informada sobre o andamento do esporte regional e nacional, com grande espaço para os eventos promovidos pela CBF, como campeonatos, amistosos e até mesmo polêmicas que alimentam produtivos debates. Graças aos veículos de mídia da cidade, o campo-grandense encontra um fórum aberto a discussões livres fazendo com que o futebol permaneça no coração dos amantes do esporte.

Não se esqueçam que estamos no século 21 e o progresso há anos aportou em Campo Grande, o que conduziu a criação e o fortalecimento da imprensa digital, atualmente, um dos principais mananciais informativos da sociedade, aumentando exponencialmente sua importância, inclusive para outros meios de comunicação. Em um país com mais de 30% da população com acesso a internet, a mídia on line local séria não pode ser excluída do processo de cobertura esportiva, assim como nenhum outro meio de comunicação de qualquer natureza.

Como representante de profissionais de jornalismo tanto de redações quanto de assessorias, o Sindjor-MS compreende perfeitamente a necessidade de organização e rigor com a qual uma instituição de grande destaque como a CBF deve trabalhar. O sindicato também entende que haja espaços para os veículos de mídia nacional e até internacional, devido à amplitude de um acontecimento como as eliminatórias da Copa de 2.010. No entanto, não podemos admitir que, em nome dessa rigidez, atitudes que prejudiquem a imprensa local séria sejam adotadas.

Por isso, solicitamos mais uma vez esclarecimentos, retratação e correção imediata do problema, para que um momento tão especial para o povo de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, que é um jogo da seleção brasileira em nossa terra, seja positivamente inesquecível sob todos os aspectos."

Por: Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

 Veja também:

   Marquinhos Trad critica assessoria da CBF por barrar jornalistas de MS

   Parte da imprensa de MS acaba barrada para cobertura de Brasil e Venezuela, no Morenão

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS