A Copa América terminou e a Comissão Técnica da Seleção Brasileira passa por mudanças já anunciadas antes da competição. O Coordenador da Seleção Edu Gaspar deixa o cargo para assumir posição executiva no Arsenal-ING. Para o seu lugar foi anunciado nesta segunda-feira (8) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o ex-jogador Juninho Paulista. Ele assume o cargo após iniciar sua passagem na gestão da CBF como diretor de Desenvolvimento do Futebol, departamento que passou a fazer parte da estrutura organizacional a partir da posse do presidente Rogério Caboclo.
Juninho entra no posto que estava sendo ocupado por Edu Gaspar desde o dia 20 de junho de 2016. Enquanto atuou como coordenador, a Seleção Brasileira disputou 42 jogos, sendo 33 vitórias, sete empates e duas derrotas, com 84,13% de aproveitamento. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018, alcançou a classificação antecipada com a melhor campanha da história. Na última página deste ciclo, conquistou a Copa América 2019 no domingo.
Na despedida da Seleção Brasileira, Edu liderou o planejamento e cuidou de todos os passos do projeto que resultou no título da Copa América 2019, troféu que não conquistávamos há 12 anos. “Foram três anos incríveis como Coordenador de Seleções, com grandes experiências e amigos. Deixei tudo o que as pessoas possam imaginar em termos de comprometimento, transparência e energia para ver a Seleção da forma que está hoje. Fiz parte de uma equipe de trabalho espetacular e acho que não existiria melhor nome para estar neste cargo, nesse momento, do que o Juninho Paulista”, exaltou Edu.
Qualificado para o desafio
Desde 2009 Juninho Paulista passou a atuar fora dos gramados com a mesma competência e comprometimento característicos em toda a sua carreira vitoriosa como atleta. Exigente e dedicado, transformou a gestão do Ituano, clube no qual foi formado. A equipe paulista elevou seu patamar administrativo sob o comando de Juninho, e os resultados refletiram-se em campo. Em 2014, o time profissional conquistou o Campeonato Paulista pela segunda vez na história e passou a figurar em competições nacionais da CBF, com destaque para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, em 2015.
Juninho disse que o trabalho de Edu terá continuidade. “Com uma felicidade muito grande que recebi esse convite. Agradeço a confiança do Presidente Rogério Caboclo, é uma responsabilidade muito grande, nós sabemos o peso da camisa amarelinha. O Edu fez um excelente trabalho juntamente com toda a comissão, vamos dar sequência a esse planejamento e trabalho que está sendo feito, e buscando novas conquistas”, destacou.