Relegado no primeiro momento pelas equipes da Capital, que participaram e já foram desclassificadas nas novas fases do Campeonato Estadual de Futebol, devido à taxa de aluguel no R$ 1,1 mil, valor esse considerado como caro pelos dirigentes dos clubes, o Morenão, não de “cara nova”, mas sim de gramado novo, volta a ser assediado pela diretoria da FFMS, que poderá, dependendo dos finalistas, marcar um dos dois jogos para a referida praça esportiva.
Por exigência da TV detentora dos direitos de imagens da competição, as datas das partidas finais tiveram que ser alteradas e com isso, os dois jogos que apontarão o campeão da temporada serão disputados nos dias 2 e 9 de maio – duas quartas-feiras -, prazo esse dentro das previsões para a reabertura do Morenão, que ficou fechado durante esse período de “recesso” para o replantio do gramado.
Conforme as informações do professor João Jair Sartorelo, dentro de 15 dias, o estádio estará totalmente liberado, portanto dentro do prazo para sediar os jogos das finais. “O gramado já está em plenas condições. Estamos fazendo apenas pequenos retoques, mas até essa data (2 e 9 de maio) estará à disposição”, disse.
Inaugurado no dia 7 de março de 1971, portanto com 41 anos de existência, a referida praça esportiva nunca havia recebido qualquer tipo de troca de gramado, que ficava ainda bem mais castigado, após os costumeiros shows realizados no mesmo, que ficava todo pisoteado e diante disso, as medidas encontradas, eram as paliativas.
Agora de “gramado novo”, o Morenão que continua sendo o maior estádio Universitário da América Latina, está pronto para sediar os bons jogos de futebol. Nele, conforme as informações foram replantados 10 mil metros quadrados de grama esmeralda, num investimento de R$ 60 mil. “Saiu esse valor porque usamos a mão de obra local mesmo. Tivemos que comprar só a grama que foi replantada em toda extensão, não apenas na área de jogo, fora dela também”, disse o diretor de Serviços Gerais, professor João Jair Sartorelo, ao anunciar que até o fim do ano, a referida praça esportiva deverá sofrer ainda, outras benfeitorias como o acesso aos cadeirantes que hoje têm apenas o portão de número 20, que dá acesso à pista de atletismo “ai fica no mesmo nível do gamado”, justificou Sartorelo, que anunciou também reforma geral nas cabines de rádios.
A respeito dos laudos técnicos para que os jogos possam ser disputados no Morenão, professor Jair adiantou que falta apenas o da Polícia Militar. “Como não teve jogos aqui, nem fomos atrás. Mas agora, vamos para solucionar também essa questão”, disse.