Assim como já tinha feito a Federação, o Comercial protocolou junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) pedido de exclusão do Novoperário do Campeonato Estadual, com esperança de herdar a quarta vaga do Grupo A na segunda fase.
O mesmo deve fazer o Maracaju, um dos rebaixados, em uma última tentativa de se manter na Série A. Mas pelo andar da carruagem, essa decisão ainda vai demorar para acontecer. Pelo menos é o que deu a entender a presidente do Tribunal, Celina de Mello Dantas Guimarães, em entrevista ao repórter Fernando Blank, do site Grupo Social Esportivo.
O Novoperário foi denunciado por ter utilizado no uniforme a logomarca de uma empresa de radiodifusão, a Capital FM, o que é proibido pela Lei Pelé e cuja punição prevista é a eliminação da competição. Foi o que solicitou a FFMS ao Tribunal na última semana, seguido agora pelo Colorado.
"O TJD recebeu ofício da Federação que trás um fato e pede exclusão, como há necessidade de seguir a tramitação do CBJD, aquele documento seguiu para a Procuradoria fazer manifestação", disse.
De acordo com ela, a solicitação do Comercial, se idêntica, vai ser anexada ao processo já aberto, sem a necessidade de um novo.
Mas a ducha de água fria nas pretensões dos clubes interessados, principalmente do Comercial, está no prazo para se julgar o caso, já que ainda não há uma data definitiva para que a Promotoria dê seu parecer.
"A Procuradoria se manifestará e se ela acatar o despacho, tenho que designar auditor para que diligencie, colhendo todas as provas e dando as partes o direito de defesa e contraditório, e apresente relatório em 15 dias, podendo prorrogar por igual período", afirmou.
Respeitado esses prazos, como o campeonato termina no dia 9 de abril, a possibilidade de um julgamento antes disso é remota. "Não podemos penalizar ninguém sem oportunizar o contraditório e a ampla defesa, pois se isso acontecer nós seremos penalizados", justifica.
Independente dessa questão, os jogos do Novoperário na segunda fase do Estadual já foram confirmados pela Federação apurou o site Gazeta MS. A disputa com o Águia Negra por uma vaga na semifinal começa neste domingo (16), às 15h, no Estádio Morenão e a volta está marcada para o dia 19, às 21h, no Estádio Ninho da Águia, com TV para todo o Estado.