Campo Grande Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



ENTREVISTA Domingo, 02 de Abril de 2023, 08:36 - A | A

Domingo, 02 de Abril de 2023, 08h:36 - A | A

Entrevista

Síndrome de Down: Brasil tem 300 mil pessoas com a síndrome de Down

Especialista explica o que é, as causas e características

Renata Silva
Especial para o Capital News

Divulgação

Síndrome de Down: Brasil tem 300 mil pessoas com a síndrome de Down

Cada indivíduo é único, tendo Down ou não. Tudo vai depender do quadro clínico, isso que vai responder se ele vai ou não ter a vida próxima ao normal. declara Dra. Maria Eulino

Olhos puxados, rebaixamento do osso do nariz entre os olhos, dobra nas orelhas, pescoço baixo, pés e mãos pequenos são algumas das características de alguém com síndrome de down. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima-se que no Brasil cerca de 300 mil pessoas nascem nessa condição.

A síndrome de down ocorre no momento da formação da criança, com a presença de três cromossomos 21 na maioria das células, ou seja, as pessoas com trissomia do cromossomo 21 tem 47 cromossomos em vez de 46. Podem ser suscetíveis a alguns tipos de doenças, porém cada um tem a sua personalidade.

Além das características físicas, a pessoa com a síndrome também afeta a formação do cérebro. De maneira geral, o quociente de inteligência é mais baixo do que o das pessoas da mesma idade, e a aprendizagem é mais eficaz quando são elaboradas frases simples. Crianças com Down também falam um pouco mais devagar que as demais.

Esta semana foi celebrado a data internacional que tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, e a inclusão das pessoas com a Síndrome de Down na sociedade. Para entender um pouco mais sobre essa síndrome o Capital News bateu um papo com a neurologista infantil Quilião.

Graduada em medicina, Dra. Maria fez a sua residência em pediatria na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e se especializou em Neurologia infantil na Universidade de São paulo, atualmente ela atua na APAE de Campo Grande Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e no Centro de Reabilitação São Cottolengo.

 

• Leia também:
Reportagem Especial |
Síndrome de Down: um cromossomo a mais de amor

 

1. Capital News: O que é a Síndrome de Down?O que causa?
Dra. Maria Eulino: A síndrome de down ocorre no momento da formação da criança, com a presença de três cromossomas 21 na maioria das células, ou seja, as pessoas com trissomia do cromossomo 21 têm 47 cromossomos ao invés de 46. Os cromossomas carregam nossas informações genéticas, recebemos 23 da mãe e 23 do pai, na Síndrome de Down temos 1 extra, o cromossoma 21, em todas as células do indivíduo.

2. Capital News: Quais são as principais características da síndrome de Down?
Dra. Maria Eulino: Geralmente estas crianças apresentam desde o nascimento, hipotonia (molinhas) e atraso no desenvolvimento, eventualmente microcefalia e epilepsia. Além disso, tem as características físicas (fenótipo) típicas da síndrome. Podem ocorrer anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais.

3. Capital News: A síndrome de Down impede a pessoa de ter uma vida normal?

"Cada indivíduo é único, tendo Down ou não"

Dra. Maria Eulino: Cada indivíduo é único, tendo Down ou não. Tudo vai depender do quadro clínico, isso que vai responder se ele vai ou não ter a vida próxima ao normal

4. Capital News: Como é feito o diagnóstico?
Dra. Maria Eulino: Durante a gravidez, é feito um exame chamado Translucência Nucal, que deve ser realizado durante a gravidez, entre a 10ª e 14ª semanas de gestação, que sugere o diagnóstico, a ser confirmado ao nascimento pelo cariótipo

5. Capital News: Quais são os cuidados necessários com pessoas com síndrome de Down?
Dra. Maria Eulino: Estas crianças necessitam de tratamento transdisciplinar especializado na infância como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista, etc, para estimulação precoce, aproveitando-se da plasticidade cerebral, e assim explorar ao máximo o potencial deste indivíduo. Quanto mais cedo for iniciado um trabalho de estímulo e aprendizagem, maior a independência das pessoas com Down

6. Capital News: Como ajudar no desenvolvimento de uma criança com Down?
Dra. Maria Eulino: É possível ajudar as crianças através da estimulação precoce e adaptação escolar

7. Capital News: As crianças com Síndrome de Down precisam de acompanhamento especializado? Quais são esses acompanhamentos?
Dra. Maria Eulino: Ao nascer esta criança precisa passar por vários exames para afastar comorbidades, como alteração dos hormônios da tireoide, que é identificado no teste do pezinho, além de avaliação cardíaca, oftalmológica, etc.

8. Capital News: Pessoas com Síndrome de Down podem ter filhos? Eles também terão essa condição?

"Um casal pode ter filhos mesmo que ambos tenham Síndrome de Down"

Dra. Maria Eulino: Um casal pode ter filhos mesmo que ambos tenham Síndrome de Down. A principal diferença é que as chances de o filho também apresentar a alteração genética são maiores: 80% se os dois tiverem Down e 50% se apenas um do casal tiver a síndrome

9. Capital News: O que é o mosaicismo?
Dra. Maria Eulino: No mosaicismo, a maioria e não todas as células têm 1 cromossoma 21 a mais, porém o quadro clínico é o mesmo.

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Dow só no Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS