O Senai de Naviraí entrega, nesta quinta-feira (22/10), às 19h30, durante cerimônia na Acen (Associação Comercial e Empresarial de Naviraí), os certificados de conclusão dos cursos de assistente administrativo industrial e mecânico de manutenção industrial para 45 jovens da aprendizagem industrial. De acordo com a gerente Sandra Denega, as turmas tiveram seu início em setembro do ano passado e 15 dos 45 aprendizes foram contratados pelas indústrias onde realizaram a aprendizagem, sendo sete assistentes administrativos e oito mecânicos industriais.
A gerente do Senai de Naviraí destaca que a aprendizagem industrial tem por objetivo a formação de mão-de-obra por meio da realização de aulas teóricas na entidade e aulas prática nas indústrias. “A contratação dos aprendizes ao fim do período de um ano de formação é a confirmação de que o objetivo de qualificar a mão-de-obra com conhecimentos teóricos e práticos está adequado à realidade de nossas indústrias”, analisou.
O gerente da Copasul, Adroaldo Taguti, que teve dez aprendizes na indústria e contratou sete, disse que a empresa considera a capacitação e treinamento dos seus colaboradores um dos pilares para a sustentabilidade do seu crescimento. “Os cursos de aprendizagem oferecidos pelo Senai são uma importante alternativa para o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estamos contentes e confiantes, esperando que essa parceria se desenvolva cada vez mais, criando um circulo virtuoso de capacitação e desenvolvimento econômico”, destacou.
Aprendizes
Para a aprendiz Vanderli Marcela, que fez o curso de mecânico de manutenção industrial e está dando prosseguimento em sua formação com o cuurso técnico em mecânica, a aprendizagem industrial despertou uma “fome” de conhecimento sobre a profissão de mecânica. “A aprendizagem foi o meu primeiro passo e agora o curso técnico está ajudando a dar mais firmeza a esses passos”, pontuou.
Já o aprendiz Orlando Ramão Aquino Simões, que também fez o curso de mecânico de manutenção industrial e iniciou o curso técnico em mecânica, ressalta que participar da aprendizagem industrial foi uma revolução na sua vida. “Fazer esse curso mudou minha visão sobre a carreira profissional e me deu oportunidade de trabalho. Só tenho a agradecer ao Senai pelo que sou hoje”, evidenciou.
O aprendiz Eleandro Cícero Soncini, outro que fez o curso de mecânico de manutenção industrial, foi contratado pela empresa Copasul após o término do curso. “Quando participei do processo seletivo para o curso achei que não iria conseguir passar, mas eu consegui e fui contratado como aprendiz. Hoje, após o término do curso vejo que tudo o que aprendi durante o curso me ajudará na minha vida profissional. O Senai, além de nos ensinar uma profissão, também nos passa uma postura profissional, a humildade e a honestidade que precisamos ter diante da vida”, reforçou.
Na avaliação do aprendiz Jefferson de Souza, que fez o curso de mecânico de manutenção industrial e está em treinamento para participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, muitos querem, mas não podem fazer um curso da entidade. “Outros podem, mas não querem. Nós queremos e podemos e damos graças a Deus. A oportunidade é algo que devemos sempre agarrar e pude ver o quanto o conhecimento, as habilidades e as atitudes são essenciais para sermos bons profissionais e assim fazer boas escolhas”, disse.