A Secretaria de Estado de Educação (SED) vai oferecer, em novembro, um curso de formação continuada em atendimento educacional especializado para professores de salas de recurso. Com carga horária será de 80h/a, o curso será realizado no hotel Chácara do Lago, na capital.
A formação que é destinada a professores da rede estadual de ensino de 40 municípios, será realizada em duas fases: a primeira de 3 a 7 de novembro e a segunda de 1º a 5 de dezembro. O principal objetivo do curso é capacitar docentes que, atendem alunos com deficiência, para que possam identificar as necessidades especiais dos estudantes, para assim, flexibilizar os procedimentos pedagógicos, diversificando as atividades e utilizando recursos diferenciados para minimizar as dificuldades apresentadas por meio de complementação curricular.
Em cada um dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul existe um Núcleo de Educação Especial. Para o atendimento a alunos com paralisia cerebral, a educação possui 123 professores itinerantes escolares e 166 professores itinerantes domiciliares para alunos que estão impedidos temporariamente de freqüentar a escola por problemas de saúde.
Para a classe hospitalar, o governo oferece atendimento educacional especializado para alunos internos dos hospitais: Santa Casa, São Julião, AACC, Hospital Regional, Hospital Universitário de Dourados.
O governo disponibiliza ainda 177 intérpretes em língua brasileira de sinais para alunos surdos que estão matriculados nas 89 escolas pólos nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul. (Com Assessoria)