As aulas começaram no final da semana passada, mas os problemas estruturais tem preocupado os pais e alunos da rede estadual de ensino. É o caso destacado por dona Lurdes Peixoto, aposentada de 63 anos, moradora da região do Maria Aparecida Pedrossian que foi levar a sua filha na escola e se deparou com problemas estruturais na escola onde seu neto estuda. “Eu vim trazer o meu neto e vi que a porta da sala dele estava quebrada. É perigoso pois é de ferro e pode cortar alguém , alguma coisa precisa ser feita”, comenta a moradora do bairro próximo a escola.
Em evento na manhã desta segunda-feira (23) para a entrega da reforma da escola estadual Padre Mário Blandino, feita por detentos da unidade prisional da Gameleira, a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta comentou sobre o início dos trabalhos para melhorar a estrutura nas escolas estaduais. “Nós estamos com 5 equipes em várias regiões apurando, fazendo um levantamento de todos os problemas ocorridos, falta de manutenção em alguns pontos, troca de materiais em outros, estamos fazendo todo o levantamento necessário para que seja feito os reparos necessários nas escolas estaduais. Temos um responsável para infraestrutura, temos um responsável no setor pedagógico, uma pessoa do recursos humanos, fazendo dentro de um espaço de 30 dias fazendo todo esse relatório. Em 45, 50 dias é muito pouco ainda para fazer tudo, tinham situações mais emergenciais como a relação de vagas, as matrículas então agora estamos fazendo este levantamento para fazer o trabalho em campo.
Quanto à entrega dos uniformes ainda não há uma previsão para os alunos da rede estadual. “Nós ainda não temos uma previsão de data para a entrega, não posso te passar nenhuma data para não gerar nenhum tipo de problema depois mas estamos fazendo de tudo para entregar o quanto antes”, revela a secretária.
As camisetas da rede estadual este ano trocaram de cor. No lugar do tradicional azul entra a cor verde com logomarcas amarelas para atender os mais de 290 mil alunos na rede estadual de ensino.
Já o kit escolar será composto por cadernos capa dura, caderno de desenho, lápis preto borracha macia, apontador, régua plástica, caderno de caligrafia, tubo de cola, caixa de giz de cera, caneta azul e agenda escolar.