Escola estadual de MS participa da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
A 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que teve início nesta terça-feira (22), no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, contará com cinco projetos de Mato Grosso do Sul em exposição. A feira vai até a próxima quinta-feira (24).
Ao total são 302 projetos selecionados, desenvolvidos por 670 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país, oriundos de instituições públicas e privadas.
Os projetos que serão apresentados na FEBRACE são uma mostra da capacidade de estudantes de 14 a 20 anos de desenvolver soluções para os problemas da sociedade. “Nem sempre são ideias inéditas, mas a maioria inova ao aprimorar soluções existentes ou traz alternativas criativas para resolver esses problemas”, conta a coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes.
As equipes participantes de Mato Grosso do Sul são:
- A Escola Estadual Hércules Maymone, de Campo Grande, com o projeto “Gerador Eólico Savonius” de Gabriel Pillon Barbosa, Mateus Grefe Macedo, Luíz Cosme Reis da Silva (Orientador) , Luíz Carlos Marcelino (Coorientador);
e quatro projetos da Fundação Bradesco Bodoquena, de Miranda:
- “Produção e utilização da farinha de banana verde em substituição parcial da farinha de trigo”, de Indira Daiane Ledesma Santos, Cleverson Bogue e Borges (Orientador) , Michelli Gonçales Dádamo (Coorientador);
- “Substrato alternativo para produção de mudas de maracujazeiro” de Lucival Bento Paulino Filho, Valdecir Batista Alves (Orientador);
- “Utilização do extrato da tiririca (cyperus rotundus l.) No enraizamento de espécies frutíferas e ornamentais na região do pantanal sul-matogrossense”, de Fabricio Gomes Predro, Clévio Antonio Silva (Orientador) , Sérgio Alexandre Mazzuco Leonardo (Coorientador);
- “Ximbuva - cupinicida natural”, de Tamires Luzia Diniz de Oliveira, Valdecir Batista Alves (Orientador) , Sergio Alexandre Mazzuco Leonardo (Coorientador).
Os projetos foram selecionados entre 1.427 trabalhos, que envolveram cerca de 15 mil estudantes. Serão avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. Os melhores, em suas respectivas categorias, serão premiados em cerimônias nos dias 25 e 26 de março.
Os estudantes que mais se destacarem na Febrace também se qualificarão para participar da feira internacional Intel Isef (International Science Fair), a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos, que acontece de 8 a 13 de maio, em Los Angeles, Califórnia.
A Febrace tem o patrocínio e apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), CNPq, Capes, Unesco, Fiesp/Sesi/Senai, Intel do Brasil, Sebrae Nacional, Instituto Claro, Instituto Votorantim e Petrobras.
Mais informações: www.febrace.org.br .
(Fonte: Sucitec/MS)