Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Educação Sexta-feira, 22 de Novembro de 2013, 15:49 - A | A

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2013, 15h:49 - A | A

Competição de robótica estimula alunos da Escola do Sesi em Campo Grande

Juliana Rezende - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nesta sexta-feira, (22), uma competição de robótica movimentou o Ginásio Poliesportivo do Clube do Trabalhador do Sesi de Campo Grande e serviu para estimular o raciocínio lógico de estudantes da Escola do Sesi. Os alunos participaram do 1º Campeonato Interclasse de Robótica promovido pelo colégio, que envolveu 92 competidores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental distribuídos em quatro equipes.

Segundo informações da Fiems, para montar os robôs, os alunos utilizaram o Lego Zoom, considerado uma metodologia didática, associado a um sistema de programação (NXT), que permite a resolução de determinadas situações problemas. No caso da competição, os 92 alunos tiveram de utilizar os robôs para retirar materiais poluentes de um rio imaginário, vencendo quem conseguisse retirar a maior quantidade de “lixo” no menor tempo possível.

Na avaliação da competidora Anny Caroline Ferreira Ribas, 11 anos, aluna do 6º ano, o campeonato exigiu que os participantes executassem na prática o que aprenderam em sala de aula. “Meu grupo desenvolveu as atividades da melhor forma possível e está preparado para ganhar. Cada colega tem uma habilidade, que nós conseguimos identificar e, com todo mundo fazendo o seu melhor, temos grandes chances”, disse.

A prova

A técnica da área de educação do Sesi, Glaucia Campos, detalhou que na situação problema apresentada os alunos tiveram um espaço delimitado que representava um rio, onde foram colocadas algumas latinhas para indicar os materiais poluentes. “Os robôs foram programados para retirar as latinhas desse espaço em menos de 4 minutos. O interessante é que houve uma contextualização do conteúdo, disciplinas integradas e o empenho dos alunos em pesquisar e solucionar a situação apresentada”, declarou, informando que os campeões serão divulgados no dia 28 de novembro após a avaliação de todas as etapas da competição.

Os alunos estão sendo avaliados por um júri composto de três pessoas, que vão levar em consideração o tempo e a quantidade de latinhas que foram retiradas pelo robô do rio imaginário, além das etapas que antecederam a competição - pesquisa feita pelos estudantes para se chegar à melhor forma de desenvolver o robô, a apresentação do trabalho para os jurados e a exposição do robô já concluído.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS