Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Educação Sábado, 24 de Novembro de 2007, 10:36 - A | A

Sábado, 24 de Novembro de 2007, 10h:36 - A | A

CEI vai beneficiar 350 crianças da zona rural de Coxim

Prefeitura Municipal de Coxim

A construção do CEI (Centro de Educação Infantil), anunciado pelo prefeito Moacir Kohl (PDT), vai beneficiar 350 crianças do Assentamento Vale do Taquari, Silviolândia e pequenas propriedades rurais da redondeza. O projeto está em fase de aprovação, de acordo com a secretária de Educação, Marilene de Fátima Gasperin do Lago. “Acredito que iniciaremos a obra entre o fim deste ano e o início de 2008”, acrescentou Marilene.

O Centro de Educação Infantil será construído num local estratégico, onde se concentram muitas famílias que vivem do campo. Com isso, as mães poderão trabalhar e ajudar na geração de renda da família. “Haja vista que é uma obra muito requisitada pelos moradores da região”, enfatizou a secretária.

Marilene conta que já recebeu, inclusive, pedido do MPE (Ministério Público Estadual), secretaria de Assistência Social, conselhos municipais ligados à criança, entre outras entidades, para que o município trabalhasse nesse projeto. “Assim, fomos à luta e estamos viabilizando a obra junto ao governo Federal”, destacou a secretária.

Segundo Moacir Kohl, o CEI será construído com recursos federal e municipal. O governo federal pretende investir R$ 750 mil no Centro de Educação Infantil. “Esse recurso será repassado através do programa ProInfância, que é coordenado pelo FNDE/MEC (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”, explicou o prefeito.

Vale ressaltar que, a obra é fruto da articulação do prefeito Moacir Kohl junto ao deputado federal, Antônio Carlos Biffi (PT/MS). “Ele [Biffi] é um grande parceiro e tem olhado com muito carinho para Coxim”, enfatizou o prefeito.
Para Kohl, essa ação é de extrema importância para elevar o desenvolvimento sócio-educacional de Coxim, “pois garante educação, alimentação e segurança às nossas crianças”, emendou o prefeito.

A dona de casa Lucilene Cerqueira Tomaz, de 22 anos, que reside no Assentamento Vale do Taquari, também compartilha do pensamento do prefeito. Ela diz que tem dois filhos pequenos e que não pode trabalhar porque não tem condições de pagar uma babá para as crianças, pois vivem apenas com o salário do marido. “Com a construção desse Centro de Educação Infantil posso voltar a trabalhar com tranqüilidade e proporcionar melhoria na qualidade de vida da minha família”, disse.

Tranqüilidade essa, que uma família do assentamento não possui mais. Em agosto deste ano, a família teve parte da casa destruída por um incêndio, causado pelas chamas de um fogão a lenha. Por sorte o filho do casal, que ficava em casa sozinho para os pais trabalharem, não se feriu.

“Fatos como esse comprovam a necessidade da construção do Centro de Educação Infantil no local”, alertou o prefeito Moacir Kohl.

No Assentamento Vale do Taquari, próximo ao local onde será construído o CEI, existe a perspectiva da construção de 50 casas. “Esse é outro projeto que está recebendo o empenho da administração ‘Cidade para Todos’”, explicou o prefeito.

Cauteloso, Moacir Kohl se restringiu a dizer que a Assistência Social trabalha nesse sentido. “Eu avisei que o setor de Habitação iria alavancar, muitos pessimistas duvidaram, mas estou respondendo com ações”, disse o prefeito.

Essas ações estão na entrega de 50 unidades habitacionais na Vila Bela III e na construção de outras 50 casas na Nova Coxim, que deve ser iniciada ainda este ano.

Quanto às unidades habitacionais do Assentamento Vale do Taquari, o prefeito limitou-se a dizer que pode anunciar a obra e dar a ordem de serviço a qualquer momento. “Estamos trabalhando nesse projeto junto ao Ministério das Cidades e a expectativa é ótima”, finalizou Moacir Kohl.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS