Foram investidos cerca de R$ 60 milhões na manutenção da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul em 2008 conforme informações da América Latina Logística (ALL), empresa responsável pelos 900 quilômetros de ferrovia que cortam o Estado de Três Lagoas a Corumbá.
Somente em 2008, foram transportadas 150 mil toneladas de minério e outras 35 mil toneladas de grãos, todos os meses. Esse total é superior em 50% ao volume exportado em 2007 e para este ano a expectativa é de mais crescimento para o setor.
Com uma capacidade de transporte de 80 toneladas por vagão, o uso da ferrovia para escoação de produtos é vantajosa, apesar de mais lenta que o transporte rodoviário. Segundo o coordenador de via permanente da ALL, Leandro Redivo, “tem se investido no potencial do Estado e a expectativa é de que continue assim”.
No entanto, o sindicato dos trabalhadores ferroviários do Estado diz que depois da privatização houve diminuição no número de empregados e cargos até então existentes, além de diminuição na segurança dos vagões e dos trilhos, já que o segurança, responsável pela vistoria dos dormentes e dos trilhos, é um dos cargos que deixou de existir.
Além disso, somente em 2007 foram 142 acidentes com trem no Brasil. Em 2008 um pouco menos: 85, mas duas pessoas morreram.