Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Economia Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009, 09:49 - A | A

Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009, 09h:49 - A | A

OMC autoriza Brasil a começar retaliar EUA

Nadia Nadalon (www.capitalnews.com.br)

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou o Brasil, a começar a retaliação aos Estados Unidos, por causa dos subsídios concedidos pelo governo americano aos produtores de algodão. O ganho de causa aconteceu eu agosto, após a OMC julgar ilegal as ajudas que os produtores recebem do governo americano.

Considerando dados de 2009, as sansões poderão chegar a US$ 800 milhões, segundo a Câmara de Comércio Exterior (Camex). Porém, o valor exato depende de os Estados Unidos informarem exatamente o valor da ajuda concedida para garantir as exportações de algodão.

Lista
Uma lista de produtos americanos que terão a tarifa de importação aumentada em até 100% foi criada em outubro e encontra-se em consulta pública até o dia 30 de novembro. Com ela, produtos que pagavam 12%, passariam a pagar 112%.

Segundo o governo, existe a possibilidade de que a retaliação atinja outros setores além do agronegócio, como serviços e patentes. A expectativa é de que a relação definitiva saia na próxima reunião da Camex, em 15 de dezembro, e que o Brasil comece a aplicar as sanções em 2010. (com informações do Jornal do Brasil)

por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS