Em outubro, 1.447 novos sul-mato-grossenses garantiram uma vaga no mercado de trabalho formal. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam um crescimento de 0,37% em relação ao mês de setembro. Segundo o coordenador do Observatório Estadual do Trabalho, da Funtrab, Conrado Pires de Castro, comparando com o mesmo período de 2008, Mato Grosso do Sul apresentou um desempenho 3% melhor.
Ainda de acordo com o coordenador do observatório, o Estado apresenta um estoque anual de 18.331 postos de trabalho – um aumento de 4,94% em relação ao mesmo período do ano anterior. Estes dados colocam o MS na sétima posição entre os estados brasileiros com maior ritmo na taxa de variação – que é a quantidade do que é acrescentado ao estoque de trabalho – de janeiro até outubro.
Voltando ao resultado do décimo mês de 2009, os setores industriais que mais contribuíram para o resultado positivo foram os de comércio – com mais 981 postos de trabalho -; indústria de transformação (+518); Agropecuária (+208) e serviços (+133). Em contrapartida, o setor da construção civil apresentou déficit de 349 postos. Conrado atribui o índice ao alto grau de rotatividade neste setor, visto que os trabalhadores são contratados por empreitadas, ou seja, trabalhos temporários.
Dentro do setor da indústria de transformação, o que mais puxou a elevação no índice de criação de novos empregos foi o setor têxtil e vestuário e indústrias diversas – onde está incluso o ramo de brinquedos e jogos recreativos. O aumento deu-se devido ao mês proporcionar uma elevação deste comércio motivado pelo dia das crianças, lembrado no dia 12 daquele mês.
O coordenador do observatório lembra ainda que, de acordo com o Caged, Mato Grosso do Sul um estoque de 389.501 vínculos empregatícios. Destes, a maior parte está no setor de serviços, com 126.565 posto; seguido do comércio, com 91.156. Logo depois a lista traz a indústria da transformação, com 76.185 empregos gerados. Na agropecuária são 67.087 trabalhos e a construção civil apresenta um estoque de 20.078 empregos gerados. (Com informações da Assessoria)