Durante a Expo-MS Industrial, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, entregou, a unidade móvel de panificação e confeitaria do Senai (Serviço Nacional da Indústria) para atender a demanda de qualificação profissional para as indústrias de panificação de Mato Grosso do Sul. A exposição teve início nesta terça-feira no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.
“A entrega de mais essa unidade móvel do Senai integra os investimentos do Sistema Fiems para intensificar a qualificação de mão de obra e amenizar o gargalo da falta de pessoal capacitado”, disse.
Para o presidente do Sindepan/MS (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso do Sul), Raul Barbosa, a carreta da panificação e confeitaria vai facilitar e muito a qualificação de pessoas para atuarem no segmento.
“Temos falta de mão de obra em todo o País porque hoje as padarias não vendem só o pão, tem uma série de produtos e a minha ideia é que, com essa unidade móvel, possamos oferecer vários cursos em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Com seis meses, apenas na Capital, o déficit de trabalhador qualificado diminuiria consideravelmente”, garantiu.
Já o diretor do Siacoms (Sindicato das Indústrias da Alimentação de Corumbá), Edis Gomes da Silva, reforça que para as indústrias da panificação do interior do Estado a unidade móvel do Senai será uma ferramenta essencial, pois elimina a falta de espaço físico para a realização dos cursos de qualificação. “Em Corumbá, por exemplo, temos uma carência muito grande de profissionais capacitados e, com essa carreta, esse problema deve ser amenizado em um curto espaço de tempo”, previu.
A carreta
Segundo o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, a unidade móvel de panificação e confeitaria tem 15 metros de comprimento e todos os equipamentos necessários para a formação profissional, como cilindro para massa de pão, masseira para panificação, fornos, câmara de fermentação para pães, freezer horizontal, geladeira com descongelamento automático, batedeiras, multiprocessador, entre outros.
Marcos Costa informou que a carreta tem dois ambientes: um para acondicionar as matérias-primas para os cursos e outro com sala de aula com data-show e televisão, geladeira de 480 litros, bebedouro, masseira industrial, batedeira industrial e um forno de três câmaras para fazer até 1,5 mil pães por hora.
Ele acrescenta ainda que a unidade móvel do Senai poderá formar até 15 alunos por turma os cursos de panificação, confeitaria e lancheteria. “A princípio, ela ficará exposta na Feira do Empreendedor, que o Sebrae/MS realizará em Dourados, e depois será deslocada para atender as demandas das indústrias em todo o Estado, começando por Campo Grande”, disse.