Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 11 de Maio de 2020, 16:26 - A | A

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020, 16h:26 - A | A

Pandemia

Lojistas de shopping registram R$ 27 bilhões em prejuízos na pandemia

Balanço foi realizado após 50 dias de fechamento

Hélder Rafael

Shopping Norte Sul Plaza

Fluxo de visitantes em shoppings centers aumenta em Campo Grande

 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os lojistas de shopping em todo o país que tiveram seus estabelecimentos fechados e registram prejuízo estimado em R$ 27 bilhões. Os dados ainda não estão consolidados mas refletem os danos ao setor do comércio atingido pela pandemia. 

 

Pesquisa realizada pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), apontou que 93% dos lojistas já registraram queda superior a metade do faturamento. Atualmente, só 81 dos 577 shoppings do país estão abertos em mais de 50 municípios. No total o setor de shopping center emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas em 105 mil lojas. 

 

"O setor do comércio olhando especialmente para os lojistas de shopping, não terá condições de sobreviver a mais um mês de fechamento das lojas. Só pedimos a igualdade de condições como já estabelecido com o setor de supermercados e farmácias por dois motivos: os centros de compra são ambientes controlados, amplos com mais de 100 mil metros quadrados cada e limpos, e temos consciência de que adoção de rígidos protocolos de segurança permitem uma flexibilização", explica Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

 

Na pesquisa feita com associados, mais da metade (52%) afirmou que irá depender da negociação com donos de shopping e a liberação de financiamento para não fechar as portas, enquanto 15% afirmou que irá fechar lojas ao longo deste ano. Entre os lojistas 79% afirmam terem encontrado dificuldade para obter crédito no mercado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS