Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Economia Quinta-feira, 18 de Junho de 2009, 07:13 - A | A

Quinta-feira, 18 de Junho de 2009, 07h:13 - A | A

Indústria debate regulamentação do mercado de gás natural

Redação Capital News (AP) (www.capitalnews.com.br)

As experiências internacionais na regulamentação do setor de gás natural e sua importância para produtores, fornecedores, transportadores, consumidores e investidores será o tema do debate que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará nesta quinta-feira, 18 de junho. O evento, que ocorrerá das 14h40 às 17h, no Hotel Mercure, em Brasília, terá a participação do diretor executivo do Grupo de Política de Energia da Universidade de Harvard dos Estados Unidos, Ashley Brown, e da advogada Sônia Mendonça, da empresa internacional de advocacia Dewey&LeBouef.

Durante o debate, Brown apresentará os processos de regulamentação e as experiências do Brasil e dos Estados Unidos para o mercado de gás natural. Sônia Mendonça falará sobre a evolução do mercado norte-americano. Segundo o gerente-executivo da Unidade de Competitividade Industrial da CNI, Augusto Jucá, a avaliação do modelo dos Estados Unidos contribuirá para o debate a reflexão sobre a regulação e o mercado brasileiros de gás natural. Atualmente, no Brasil, o setor cresce a taxas superiores à do Produto Interno Bruto (PIB). A criação de um ambiente mais favorável à competição deve aumentar a importância do gás natural na matriz energética do país.

“A regulação no mercado de gás natural norte-americano é muito desenvolvida, e as normas têm garantido, além de serviços eficientes, estruturas de custos que estimulam a expansão da oferta a preços competitivos. Guardadas as diferenças entre os países, conhecer a experiência norte-americana, seus erros e acertos, é elemento essencial no exame dos possíveis caminhos para o Brasil”, afirma Jucá. O debate será mediado pelo coordenador da área de energia térmica da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace), Percival Franco do Amaral.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS