Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 16 de Setembro de 2025


Economia Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008, 09:08 - A | A

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008, 09h:08 - A | A

Indústria catarinense de roupas se instala em Campo Grande

Da redação (LM)

Com faturamento inicial previsto de 12 milhões de reais, a nova unidade da Cativa Têxtil já está em funcionamento na capital sul-matogrossense. Desde o início de agosto, a companhia de origem familiar - que completou 20 anos em 2008 e tem sede no município catarinense de Pomerode -, está capacitando o novo quadro de colaboradores. A escolha pela cidade no Centro-Oeste do Brasil se deu em função dos incentivos fiscais dados pelo Governo do Estado. Também acompanha uma tendência das indústrias têxteis que têm buscado nova configuração de logística e distribuição naquela região brasileira.

O treinamento que está sendo realizado visa capacitar mão-de-obra especializada tendo em vista que somente agora Mato Grosso do Sul desponta para o setor têxtil. “Já temos dificuldade em contratar costureiras e profissionais do setor na nossa sede, em Santa Catarina, embora o mercado esteja saturado devido à atividade têxtil muito antiga. Agora, precisamos formar profissionais para atuar na nova fábrica”, comenta a vice-presidente Valci Márcia Sprung. Por isso, a intenção da Cativa Têxtil em ensinar o bê-á-bá do segmento a pessoas interessadas em aprender o novo ofício e, muito provavelmente, crescer junto com a companhia catarinense na nova empreeitada no Centro-Oeste Brasileiro.

A vice-presidente coordenou pessoalmente a instalação da nova estrutura que, inicialmente, funcionará em um galpão alugado no Centro de Campo Grande. Quatro terrenos na área industrial da capital sul-matogrossense já foram adquiridos para montar a nova unidade fabril. As obras começarão em poucos meses. Diferentemente da construção de Pomerode, a engenharia deverá levar em conta as condições climáticas, de seca durante o inverno, cujo resultado é uma forte poeira que se forma durante o inverno. Por isso, a nova estrutura deverá ser fechada e pensada e evitar contratempos com as roupas.

A perspectiva da Cativa Têxtil é chegar a 160 funcionários até o final de 2009. A meta é chegar a 600 novos colaboradores em cinco anos. Neste estágio inicial, a nova unidade de produção, em Campo Grande, deve cuidar principalmente da marca Cativa In Colors, a coleção mais tradicional mantida pela empresa.

A Cativa Têxtil é uma indústria do setor têxtil que completou 20 anos de atividades agora em 2008, produzindo roupas para 12 marcas atualmente e chegando a 14 em 2009. São 700 mil peças confeccionadas todos os meses e a projeção é elevar este número para 820 mil/mensal até 2010. Para este mesmo período, a companhia deve chegar a todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes.

Entre as marcas produzidas pela indústria estão: Sá, Cativa In Colors, B Joe, Cativa Mais, Cativa Mulher, Cativa, Habana Jack, Ocean Pacific (OP), Fido Dido, Exco Oil, Tom & Jerry e Penélope Charmosa. Para 2009 a Cativa passará a trabalhar com os licenciados Mickey e Sua Turma e Fada Sininho. (Assessoria)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS