Economia doméstica baseada no conhecimento, planejamento e gestão financeira gera rentabilidade e auxilia na melhora da renda familiar mensal. Conforme o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), o acesso à informação no âmbito da Promoção Social, proporciona a melhoria em até 70% no orçamento das famílias sul-mato-grossenses.
Instrutora do curso ‘Família, Qualidade de Vida e Controle do Orçamento Familiar’, Jéssica Pioto, explica que as informações economia familiar fomenta a gestão dos recursos. “60% a 70% dos alunos tem uma melhora significativa no controle de suas rendas e, consequentemente, conseguem atingir suas metas pessoais estabelecidas durante a capacitação”, destacou.
Jéssica Pioto ressalta que um dos segredos para economizar é criar uma lista de compras para o mercado. “Muitas vezes é um choque de realidade diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Com clareza, a partir do ganho de informação, já é possível ver o resultado, porque as pessoas se admiram com o quanto elas agem sem se planejar”, enfatiza.
De acordo com a instrutora, as principais metas das famílias são ter a casa própria, veículo e até mesmo carteira de motorista. “É fundamental que saibam a importância de reservar uma porcentagem do seu salário para atingir objetivos pessoais, planejamento financeiro e familiar, além da melhora na qualidade de vida”, explicou.
“Eu gosto muito de destacar o conceito de valorização da família, porque é cada vez mais raro. De cara isso já tem muito impacto, porque geralmente não há mais essa consciência ativa dentro do ambiente residencial”, ressalta Jéssica Pioto.
Ainda conforme a instrutora do Senar MS, outro aspecto que deve-se priorizar é a saúde mental. “Estamos sempre lembrando sobre a importância da saúde; de ter um sono regular, de realizar atividades físicas, uma boa alimentação; porque as pessoas vão se esquecendo”, acrescenta, Pioto sobre melhores práticas de vivência.
Conforme o Senar MS, a capacitação voltada à Promoção Social é gratuita, com duração de 16 horas. Mais informações podem ser obtidas no catálogo online do Senar/MS.