Campo Grande 00:00:00 Sábado, 26 de Julho de 2025


Economia Quarta-feira, 01 de Abril de 2009, 14:16 - A | A

Quarta-feira, 01 de Abril de 2009, 14h:16 - A | A

Aumento da produção industrial em fevereiro indica recuperação, diz IBGE

Da Redação

O resultado da produção industrial em fevereiro, que aponta um crescimento de 1,8% na atividade em relação ao mês anterior, indica um movimento de recuperação do setor, que, desde o agravamento da crise mundial, em setembro do ano passado, vinha sofrendo fortes retrações. A avaliação é do técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Sílvio Sales. Segundo ele, no entanto, a reação verificada na passagem de um mês para outro é insuficiente para anular as quedas anteriores.

O resultado de fevereiro, divulgado hoje (1º) pelo IBGE, é o segundo consecutivo com taxa positiva. Em janeiro, houve alta de 2,1%. Já em relação a fevereiro do ano passado, a produção industrial sofreu retração de 17%. O índice acumulado nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro teve queda de 1%, a primeira desde setembro de 2002.

“Sem dúvida o resultado de fevereiro representa um dado positivo que aponta o segundo mês de recuperação, mas o fato é que entre os meses de setembro e dezembro de 2008 o setor recuou cerca de 20%. Dali pra diante, reagiu em aproximadamente 4%. Portanto, o saldo que temos em fevereiro desde setembro, ou seja, desde o momento anterior a toda essa turbulência internacional que gerou as reduções, é de 16%. Não é pouca coisa, mas é [preciso lembrar] que se trata de uma onda mundial”, observou.

O técnico do IBGE destacou, ainda, como fator positivo revelado pelos dados de fevereiro que os setores que mais contribuíram para a alta no mês foram os que tinham sido atingidos de maneira mais forte pela crise. É o caso da indústria automobilística, principal destaque em fevereiro, que teve expansão de 8,7% em relação a janeiro.

“Esse é um dado importante porque o desempenho desse setor puxa a produção de outros, como pneus, tintas, aço etc”, acrescentou Sales. (Fonte: Agênica Brasil)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS