O comércio varejista de Mato Grosso do Sul registrou leve crescimento de 0,1% em junho de 2025, na série com ajuste sazonal, na comparação com maio. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o resultado indica aumento real, mas tímido, não ligado a datas comemorativas ou eventos específicos.
Por outro lado, na série sem ajuste sazonal, houve retração de 0,9% frente a junho de 2024 e queda de 0,3% no acumulado do ano. Quando considerada a variação em 12 meses, o índice ficou em 0,8%. “Os valores brutos refletem todas as variações ocorridas no período”, explica o IBGE.
No varejo ampliado, que inclui setores como veículos, motos, peças, material de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo, o desempenho foi negativo. A queda foi de 1,5% na série com ajuste sazonal e de 1,9% na sem ajuste. No acumulado de 2025, o setor registra alta de 0,3%, mas recuo de 1,4% em 12 meses.
O IBGE aponta que, nacionalmente, 14 das 27 unidades da Federação apresentaram queda na passagem de maio para junho, considerando a série com ajuste sazonal. Mato Grosso do Sul, porém, ajudou a puxar o índice nacional para cima e ficou entre os três estados com melhor desempenho, atrás apenas de Goiás (2,1%) e Espírito Santo (1,3%), com avanço de 1,2%.